Conecte-se conosco

Geral

Conheça o novo roteiro turístico da Encosta da Serra Gaúcha

09/07/2019 - 11h44min

Atualizada em 09/07/2019 - 11h52min

Herval – Santa Maria do Herval comemorou seus 31 anos de emancipação política esse ano e, durante todo esse tempo, desenvolveu diversas riquezas culturais que caracterizam o semblante do povo hervalense, se destacando através da hospitalidade e, também, dos frutos de trabalhos provenientes da agricultura familiar e produtos caseiros. Aliado a tudo isso, o município conta também com diversos atrativos naturais, que vão desde de cascatas, cachoeiras, trilhas e construções antigas, que refletem em um enorme potencial turístico que sempre esteve muito presente, mas até o início desse ano, não tinha a devida visibilidade.

E para mudar isso, durante a programação da 22ª Kartoffelfest, a tradicional Festa da Batata realizada em maio desse ano, foi feito o lançamento do Roteiro Caminhos do Teewald, que objetiva dar essa visibilidade turística. Afinal, o município tem uma localização privilegiada, tanto que o principal caminho alternativo para Gramado passa pelo Herval e, muitas vezes, os turistas que vão até a Serra não desfrutam do turismo local justamente por não terem o conhecimento do que podem encontrar.

Além de ser uma ferramenta para dar visibilidade e divulgar os pontos que podem ser visitados, o Roteiro prepara os lugares para que possam receber visitantes. Coordenado por Lucas Molling e Juliana Kroetz, o projeto promete ser a base que vai alavancar o turismo no município que, por si só, já tem um grande potencial.

Lucas Molling e Juliana Kroetz estão a frente do projeto (FOTO: Cleiton Zimer)

Confira alguns dos pontos que já estão inseridos no Roteiro. Além desses, muitos outros já estão em fase de estudo e, assim que estiverem alinhados, passarão a fazer parte dos Caminhos do Teewald. Contatos podem ser feitos através do 051 3567-2138 ou 051 99529-9776.

Museu Municipal Professor Laurindo Vier

Localizado na Rua 25 de Julho, no Centro, em uma casa antiga em estilo enxaimel, o museu conta com um grande acervo de preciosidades da imigração alemã no município e, também, da região. Além disso, possui um dos maiores memoriais da arquitetura germânica, com exposição de mais de 80 maquetes de prédios históricos do artista Iteno Gressler da Silva, natural da localidade de Boa Vista do Herval. São todos prédios da região, alguns tão antigos que nem existem mais.

O museu possui também materiais sobre línguas germânicas e genealogias de famílias do município. Atualmente, a Secretária de Turismo atende no local, de onde está sendo colocado em prática o projeto Caminhos do Teewald. O horário de funcionamento do museu é das 9h às 12h e das 13h às 16h, de segunda a sexta-feira.

O horário de funcionamento do museu é das 9h às 12h e das 13h às 16h, de segunda a sexta-feira. (FOTO: Cleiton Zimer)

Caverna e Cascata dos Bugres

O nome Caverna dos Bugres foi dado pelos alemães que, quando chegaram no local, avistaram os indígenas, que na época eram chamados de bugres e usavam a caverna para se abrigar, proteger da chuva, dos ventos e do frio do inverno. No início da colonização germânica, muitos conflitos marcaram o local, por disputas de território entre os colonizadores e os índios que tinham sua moradia na caverna e arredores.

Hoje, a caverna é preservada, resguardando os valores históricos que representa para toda a região. Localizada a 1,5 km do centro da cidade, logo após ao Museu Municipal, é um lugar perfeito para ficar em sintonia com a natureza, junto às águas cristalinas da cascata, que fica no mesmo local.

Igreja Matriz Nossa Senhora Auxiliadora

Inicialmente, a Igreja Nossa Senhora Auxiliadora foi construída na comunidade da Vila Ferraria em 1860, quando 12 colonos deram início às obras. Todos os materiais para a construção vieram importados da Alemanha e, na época, a capela pertencia a paróquia São Miguel de Dois Irmãos.

Infelizmente, em 1908 uma grande tempestade atingiu o local, danificando a pequena capela construída pelos imigrantes, tornando sua reforma impossível. Foi decidido então a construção de uma nova totalmente em alvenaria, que começou em 1910 em um local diferente, próximo ao Rio Cadeia, em um terreno mais plano, onde hoje fica o Centro do município.

A construção chama a atenção devido a sua altura imponente, em estilo gótico, se destacando do restante da arquitetura do município que possui construções mais baixas e, dessa forma, ressalta a importância da cultura religiosa no Herval.

Feira do Produtor

Desde o dia 6 de julho está sendo realizada a Feira do Produtor, que acontece todos os sábados das 7h30 às 11h30. A feira acontece no Espaço Feira do Produtor, localizado no largo da Prefeitura. O objetivo é expandir as vendas de produtos locais, dando ênfase para a agricultura familiar, proporcionando uma alternativa a mais para quem busca verduras, frutas e legumes frescos. Além disso, contará com artesanatos e demais trabalhos realizados no município.

A feira, além de valorizar os produtores locais, é um dos pontos a ser visitado durantes os sábados para quem quer conhecer um pouco mais das raízes, das culturas, do carisma e receptividade dos moradores Santa Maria do Herval.

Feira do Produtor é realizada todos os sábados, no Espaço Feira do Produtor (FOTO: Melissa Costa)

Monumento ao Imigrante

Localizado no acesso principal ao município, junto ao Calçadão, o Monumento ao Imigrante foi inaugurado em janeiro de 2017, em homenagem aos primeiros colonos que chegaram ao município há 170 anos. A obra de arte, apesar de simples, possui um grande significado.

Os tijolos maciços da base representam a paciente construção de cada comunidade que deu origem ao município. As pedras ásperas e grandes retratam as dificuldades enfrentadas pelos imigrantes. As mãos que sustentam o globo refletem a força espiritual e braçal das pessoas que, corajosamente, lutaram para desbravar o coração verde da mata virgem e, assim, conquistar seu território. O globo simboliza o Novo Mundo, conquistado pelos imigrantes e, da mesma forma, o Antigo Mundo, do qual partiram em busca de melhores condições de vida. Nele, estão destacados dois importantes pontos: Santa Maria do Herval e Buch, que é uma cidade localizada na região de Hunsrück, na Alemanha, de onde veio a maior parte dos primeiros colonizadores.

Monumento faz uma homenagem aos primeiros colonizadores do município e região. (FOTO: Cleiton Zimer)

Vinícola Weinhaus

No interior do município, na rua das Videiras, localidade de Boa Vista do Herval, está localizada a Vinícola Weinhaus, que ao longo do ano produz diversos tipos de vinhos e, nessa época mais fria do ano, ganha destaque através do vinho tinto de mesa, feito com uvas bordô e produzido nas variedades secas e suave.

Outra variedade é o vinho rosé, que é uma ótima pedida para o fim de tarde e, claro, é uma especialidade romântica. Ele tem as opções de seco e suave, feito com uvas bordô e Niágara. Conta também com vinhos brancos, leves e refrescantes que caem bem a qualquer hora, com as opções de uva Niágara, seco e suave e, um especial, com a uva BRS Lorena. A vinícola trabalha com as castas Cabernet Sauvignon e Merlot, cujos vinhos passam pelo processo de envelhecimento em pipas de carvalho francês e americano. Além disso, a empresa produz o suco de uva Weinhaus, 100% natural, sem adição de água, açúcar, corantes ou conservantes.

Vinícola produz vários tipos de vinhos ao longo do ano.

Chocolates Cristiane

A Chocolates Cristiane tem cerca de 14 anos de uma história nutrida pelo sabor incomparável das delícias do chocolate caseiro. A empresa está localizada na localidade de Alto Morro dos Bugres, na rua Eugênio Dapper, e tem como foco o segmento de chocolates personalizados, trazendo diferenciais com chocolates sem glúten e zero açúcar, atendendo as mais variadas demandas e necessidades dos clientes. A marca é conhecida em toda a região, tendo muita abrangência na região da Serra Gaúcha, Vale do Caí, e também em Pelotas e grande parte da região sul do Estado.

A Chocolates Cristiane produz diversas especialidades para os chocólatras (FOTO: Cleiton Zimer)

Confira mais destaques sobre a região da Rota Romântica em nosso caderno especial. Você pode acessá-lo na íntegra clicando aqui.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.