Destaques
Crianças de Hortêncio participam de projeto nacional
São José do Hortêncio – Uma iniciativa nacional lançada no ano passado está revolucionando a Escola Leocádia Becker. Os alunos da 4ª e 5ª séries estão participando do projeto Viajando pelo Brasil Através das Cartas.
A proposta é simples: as crianças escrevem cartas de próprio punho para escolas de outros estados brasileiros. A ideia nasceu entre cinco professoras em um grupo de WhatsApp. Cada uma delas reside em um Estado diferente, e entre elas está Janaína Flores, professora da rede municipal em São Sebastião do Caí.
- Caso Mariana: “obrigado Estância Velha”
- Região: saiba quantos motoristas podem ser beneficiados com o aumento no limite da CNH
Em Hortêncio, o projeto está sendo desenvolvido pelas professoras Márcia Siqueira e Letícia Fagundes, que incentivam 25 alunos a produzirem material textual para escolas do Rio de Janeiro e Pará. “Trata-se de um resgate de um gênero textual que não se usa mais praticamente, mas que está sendo de grande utilidade e valor para as crianças. Porque eles vem uma importância e sentido no que fazem”, avalia a professora Márcia.
Uma troca cultural
O projeto passou a ser desenvolvido na escola desde fevereiro deste ano, no retorno às aulas. O sucesso entre os alunos foi imediato. A primeira atividade foi realizar uma vídeo-carta na fábrica de água mineral do campestre, a Valle Vita. No local, um aluno leu uma carta narrando os principais valores do município, como geografia, história, atividades econômicas e características da população.
O vídeo foi replicado nas redes sociais e teve grande repercussão dentro do projeto. Na sequência, os alunos escreveram suas cartas para as escolas Roberto Coelho no Rio de Janeiro, e para a Escola Maria Hyluiza Pinto Ferreira, da distante cidade de Curuçá/PA.
“Há uma falta de interesse muito grande na escrita em virtude da Internet. A vivência que estamos tendo com as crianças está sendo fantástica neste sentido. Estamos tendo uma troca cultural resgatando um costume que só vem a beneficiar”, comenta a professora Letícia. Apenas São José do Hortêncio e São Sebastião do Caí fazem parte do projeto no Rio Grande do Sul.
Como os pequenos veem o projeto
“Eu estou amando porque a gente conhece pessoas de outros estados. Conversamos e trocamos experiências. Quero muito fazer novas amizade e tenho curiosidade em conhecer o Pará”.
Fernanda Christ – 9 anos
“É uma atividade bem legal. Na minha carta contei sobre minhas características, onde moro e o que gosto de fazer. Estou na expectativa de receber as cartas e o que eles vão me contar sobre o Rio de Janeiro”.
Edmundo Lippert – 10 anos
“Estou gostando muito. Não conheço o Rio de Janeiro e queria ver o Cristo Redentor, se ele é tão bonito quanto vemos na televisão. Na minha carta contei as coisas que gosto de fazer”.
Sibele Klaic – 10 anos