Destaques

Crime em Dois Irmãos: “não são os caminhões dele, é a vida dele”

20/11/2021 - 18h04min

Um dos caminhões furtados; veja, abaixo, mais imagens (FOTOS: arquivo pessoal)

Por Cleiton Zimer

Dois Irmãos – Ainda não há sinal dos caminhões guinchos que foram furtados na noite de quinta-feira, 18, no bairro Industrial, na M. A. Guinchos. Os dois veículos foram levados por volta das 19h30, minutos depois do proprietário sair do local. Pela dinâmica dos fatos, pode-se afirmar que a ação foi muito bem planejada e que os envolvidos são experientes neste tipo de crime.

Para o empresário restou o prejuízo que, muito além de material, infunde sobre todo o trabalho que teve ao longo da vida para conseguir adquirir suas ferramentas de trabalho. “Não são os caminhões dele, é a vida dele”, disse o filho do proprietário para a reportagem. Os caminhões estavam sendo usados, além de outros serviços, para a montagem da estrutura do Natal dos Anjos de Dois Irmãos.

O crime foi percebido somente na manhã de sexta-feira, 19, quando chegaram para trabalhar e se depararam com o sumiço dos veículos. Imediatamente, a Brigada Militar foi acionada. Entretanto, como não havia até então registro de ocorrência, no momento que os veículos saíram da cidade não houve alerta no sistema de cercamento eletrônico – o que muitas vezes gera dúvida por parte dos moradores: é preciso registro da placa do veículo em situação de delito para que, naturalmente, o sistema acione o alerta.

Já na manhã de ontem, pelas imagens, se constatou que os veículos seguiram pela BR-116 sentido a Novo Hamburgo.

O QUE SE SABE ATÉ AGORA?

– O proprietário e o filho saíram da empresa entre 19h e 19h10 de sexta-feira, 18;

– De acordo com a polícia, por volta das 19h30 o sinal dos rastreadores dos caminhões foi bloqueado;

– Às 20h10 os caminhões foram vistos no Travessão, na BR-116, seguindo sentido a Novo Hamburgo.

– Somente na manhã de sexta-feira, 19, quando vieram para trabalhar, o crime foi percebido.

APURAÇÃO DA POLÍCIA CIVIL

Agentes da Delegacia de Polícia Civil estiveram na empresa na manhã de sexta-feira e já foi feita uma perícia para analisar possíveis vestígios. De acordo com o Delegado Felipe Borba, no local há um portão de correr para acessar a propriedade e, em seguida, mais um portão que dá acesso ao pavilhão onde estavam guardados os caminhões.

Ali eles arrancaram umas pedras na parte de baixo do portão para conseguir colocar a mão por dentro e puxar a tranca, abriram o portão, fizeram ligação direta nos dois caminhões e levaram”. Não há informação de quantos possam estar envolvidos mas, são ao menos dois.

A Delegacia está trocando informações com a região para verificar a participação de organizações criminosas que lidam, justamente, com este tipo de crime. “É uma investigação que vai demandar bastante tempo, tendo em vista que não havia câmeras no local. O sinal do rastreador do veículo foi bloqueado, então, são poucas as informações sobre o fato”, analisa Borba.

Pela dinâmica dos fatos, o delegado analisa que é possível perceber que eles tinham a execução muito bem planejada. “Inclusive com essa circunstância interessante de retirar as pedras do piso, onde ficava apoiado o portão, para conseguir colocar o braço por baixo e acessar a tranca interna”.

CARACTERÍSTICAS DOS VEÍCULOS:

Placa: CPN-7630 – Marca: VW/24.220 EURO3 WORKER – Espécie: Carga – Cor: Branca.

Placa: IHU-0468 – Marca: M.BENZ/L 1620 – Espécie: Carga – Cor: Branca.

Qualquer informação deve ser comunicada imediatamente para a Brigada Militar mais próxima pelo 190. Em Dois Irmãos, a BM também pode ser acionada pelo 51 3564-1193 e 51 3564-6872.

Detalhes que podem contribuir para a investigação da Polícia Civil também podem ser informados pelo pelo whatsapp 51 98543-7318 ou pelo telefone 51 3564-1190, garantindo-se o anonimato.

ABAIXO, FOTOS DOS CAMINHÕES:

 

 

Copyright© 2020 - Grupo o Diário