Geral
Cunhados disputam a eleição de prefeito em Herval
Por Cleiton Zimer / Mauri Toni Dandel
Santa Maria do Herval – As eleições deste ano têm um ingrediente a mais no município. Os dois candidatos da majoritária são cunhados. Este fato atípico na disputa pela vaga de chefe do Executivo está sendo entre a mesma família, entre dois cunhados. O candidato Serginho Boufleur (PP) é casado com a irmã da candidata Mara Stoffel (PDT), atual prefeita de Herval e que concorre à reeleição.
A prefeita Mara destaca que está levando a situação da melhor maneira possível. “Na verdade eu enxergo isso como sendo democracia. Então temos que ter a consciência que cada um é livre para tomar suas decisões e concorrer; cada um com suas ideias, suas propostas”, afirmou. A candidata, que tem como candidato a vice, o atual vice-prefeito Gilnei Capeletti (MDB), entretanto, optou por não responder de que forma isso afetou no relacionamento familiar.
TIO
Entretanto, disputar eleição contra familiar não é novidade para Mara Stoffel. Na eleição passada, em 2016, ela concorreu contra o próprio tio, Adriano Lechner (PSDB).
O CUNHADO
Serginho, candidato a prefeito pela oposição, enfatizou que tudo está transcorrendo tranquilamente. “É uma situação onde temos que saber separar a política e a família. Apesar dela ser minha cunhada, a gente procura não misturar isso”.
A concorrência, segundo Sergio, é bonita e “qualquer anomalia que exista, depois das eleições volta-se ao normal”, informou. “O trabalho de campanha que a gente está fazendo é todo pensado na comunidade, não querendo desmerecer o outro lado”, afirmou Serginho, que tem como candidata à vice, Solange Johann, do PTB.
Namorados e adversários
Em Dois Irmãos ocorre uma situação parecida. Um casal de namorados concorre a vereador. Apesar de serem de partidos diferentes, ambos defendem o mesmo candidato a prefeito. O rapaz já concorre ao cargo pela segunda vez, já sua namorada é estreante no pleito.