Geral

Escola Paulo Arandt é revitalizada

21/07/2021 - 10h25min

Atualizada em 21/07/2021 - 14h04min

Seguindo o processo de revitalização dos laboratórios de Informática Educativa, a Escola Municipal Professor Paulo Arandt, do bairro São João, foi contemplada com novos computadores na última semana, nos dias 08 e 09.

A escola atende desde o Nível A da Educação Infantil até o 9º Ano do Ensino Fundamental foi contemplada. O laboratório conta com 23 computadores. Todos foram limpos internamente e seis foram substituídos por equipamentos novos. Com essa entrega e limpeza o Departamento de T. I. instalou sistema operacional com softwares atualizados em todos.

A chefe do Departamento de T. I., Joceline Mausolff Grübel, enfatiza que os softwares instalados vem ao encontro dos pedidos e demandas da Educação, em diálogo com a coordenadora pedagógica da Informática Educativa, Rejani Butzen, e os professores de Informática Educativa do laboratório de cada escola, grande diferencial do município. “Todos os softwares instalados são de uso livre para a Educação ou com licença open source. É uma grande alegria fazer essa revitalização nos laboratórios em termos de hardware e software, pois garantem uma melhor experiência de aprendizado”, disse ela.

A professora de Informática Educativa, Tânia Maria Tavella, destaca que ficou muito bom a melhoria realizada no laboratório de informática na Escola Paulo Arandt. “Tivemos atualizações de softwares como o Gcompris, muito utilizado com os alunos de educação infantil e anos iniciais para os primeiros contatos com o computador. Assim como melhoria nos equipamentos e trazendo um software sugerido também por mim, o Veyon, dando autonomia ao professor em controlar todos os computadores do laboratório como abrir aplicativos, abrir links, auxiliar o aluno e bloquear quando há o uso inadequado, sem precisar tocar no computador que o aluno está usando. Isso faz a diferença neste momento de pandemia”, acredita a professora.

O investimento em cada laboratório foi de R$ 14.340,00, totalizando R$ 143.400,00 para os nove laboratórios das Escolas de Ensino Fundamental e o Centro Integrado de Educação Complementar de Turno Inverso, o Projeto Global. Neste momento foram comprados o gabinete completo com teclado e mouse, visto que os monitores de cada laboratório ainda estão condições de uso.

A Secretária de Educação, Denise Maria Maldaner, destaca a importância dos investimentos em tecnologia. “Com o retorno das aulas é de fundamental importância ter os laboratórios com hardware e software atualizado. Estamos com olhar atento às necessidades e demandas das escolas para melhor atender o processo de ensino aprendizagem aos alunos, bem como, os profissionais da educação terem acesso às tecnologias”, disse Denise.

Saiba mais em https://doisirmaos.atende.net/?noticia=6099#!/tipo/noticia/valor/6099

 

Copyright© 2020 - Grupo o Diário