Destaques

Dia do Pároco: Vicente, o padre administrador

07/08/2018 - 21h45min

Região – Vocação é o termo usado para enfatizar que aquele indivíduo nasceu para desempenhar aquela tarefa ou função específica. Como agosto é o mês das vocações para a Igreja Católica, no qual são celebrados o Dia do Padre, no dia 4, e o Dia do Pároco, no dia 8, resolvemos homenagear o único a administrar três municípios diferentes em toda a Diocese de Novo Hamburgo.

Esse é o padre Cláudio Vicente Immig, pároco da Igreja São Pedro Apóstolo de Ivoti, e que é responsável por 20 comunidades e capelas, que contemplam – além da Cidade das Flores – Lindolfo Collor e Presidente Lucena. À frente da paróquia ivotiense desde 2010, padre Vicente, como é chamado, já realizou inúmeros feitos nesses oito anos. “Com certeza, o maior deles foi a reforma total da Igreja Matriz, que iniciou em 2014 e foi concluída no ano em que comemoramos os 150 anos da paróquia, em 2017”, comemorou.

Outras conquistas também são atribuídas à administração do padre Vicente nesse período, como a ampliação e implementação de novos movimentos e pastorais, como a Pastoral da Comunicação (Pascom) que publica mensalmente o Mensageiro Paroquial e a Pastoral da Criança, realizando um trabalho de ajuda voltado a crianças necessitadas em outros países; a Gincana da Família, realizada sempre em agosto; a criação da Cáritas e do núcleo ivotiense do Movimento de Casais Jovens (MCJ) na Paróquia; a construção da Capela Nossa Senhora de Fátima, no bairro Concórdia, e da capela em 48 Baixa, além da torre da Igreja de Picada Feijão. “Muito trabalho foi feito nesse meio tempo, sempre com a colaboração das comunidades e dos fiéis em geral, assim como os padres que me auxiliam aqui em Ivoti – Paulo Bervian e Leandro Scherer”, enfatizou Vicente. “Um evento que vale lembrar também foi a acolhida de intercambistas argentinos, que vieram para Ivoti e região, em virtude da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Rio de Janeiro em 2013”, completou.

Funções de um pároco
O pároco basicamente cumpre as funções administrativas e pastorais da paróquia onde ele é residente. Ele responde por todas as questões burocráticas e é delegado pelo Bispo da Diocese para ocupar aquele lugar. “Desde que me ordenei padre, em dezembro de 1994, essa é a terceira vez que atuo como pároco, uma vez que já exerci essa função nas cidades de Rolante e Novo Hamburgo, no bairro Rondônia. Em todas essas oportunidades me comprometi em cumprir a missão de anunciar a alegria do Evangelho e voltar o olhar para a comunidade”, destacou.

Leia também:

Polícia vai seguir buscas para prender segundo suspeito da morte do garçom

 

Copyright© 2020 - Grupo o Diário