Destaques
Diário do Empreendedor: A importância da formação em Resgate e Salvamento
Bombeiro e sócio da escola Milton fala dos cursos e treinamentos
Por Leila Ermel
Ivoti – Na edição do Diário do Empreendedor do dia 6 de julho, o entrevistado foi Milton Fernando Pithan, bombeiro militar e sócio da Resgate e Salvamento Escola Especializada, sediada no município. Muitas dicas e informações fundamentais para o enfrentamento de situações de emergência, resgate ou primeiros socorros foram disponibilizadas.
Bombeiro militar desde 1990, Milton tem uma vasta experiência na área, tendo habilidade e expertise necessários para oferecer formação de pessoas em várias áreas do salvamento e resgate. Existem vários treinamentos e cursos preparados para cada tipo de atendimento. Um dos grandes desafios é tratar e lidar com o medo. “Atuar nesta área é uma superação de limites e obstáculos a cada novo momento”, destaca.
A empresa tem duas salas em Porto Alegre, e o centro de treinamento foi instalado há cerca de seis meses em Ivoti, no qual tem uma academia de educação física funcional. A escola especializada fica na rua Júlio de Castilhos, 757, em Ivoti.
Trecho da entrevista:
Diário – Quem pode se inscrever nos cursos oferecidos?
Milton – Todas as pessoas. Estamos preparados para cada estágio de aprendizagem. Por exemplo, para iniciantes ou pessoas que desejam ter o conhecimento básico para situações de urgência, imprevistos, mal súbitos, temos disponível o curso de Suporte de Vida. Temos vários setores, oferecemos formação para profissionais já formados, que queiram se reciclar e ampliar sua área de atuação. Mas também preparamos o cidadão comum para saber o que fazer até que o suporte profissional chegue para o socorro.
Diário – Qual a importância do controle da mente?
Milton – Desde a nossa formação entendemos a necessidade de preparar as pessoas para conseguirem dar atenção a quem está precisando. É fundamental que se tenha a tranquilidade e a sabedoria para agir no momento certo. Por isso, preparamos o aluno teoricamente para estar apto e depois colocamos na prática para o aluno desenvolver as técnicas aprendidas. Inclusive temos um curso específico para trabalhar com o medo, com orientações e com fatos que preparam a pessoa a estar apta para saber identificar a situação, sintomas e os primeiros passos a auxiliar. Mas lembramos, nós trabalhamos com o controle do medo, as fobias são questões mais profundas e devem ser acompanhadas por profissionais específicos da área.
Diário – Como está estruturada a escola especializada em Ivoti?
Milton – Hoje temos treinamentos para profissionais, como se fosse uma espécie de pós-graduação que o permite expandir os conhecimentos, pois ele evolui constantemente. Também desde a formação básica, para aquele que busca por conhecimentos iniciais, quer ter o curso de Suporte Básico de Vida. E aqueles profissionais que já trabalham com resgate e querem ter melhorias, expandir as experiências para novas áreas, como resgate em montanha,
Diário – Como funcionam as parcerias da escola nestes treinamentos?
Milton – Com esta nossa trajetória de bombeiro, conseguimos trazer muitas parcerias de fora do país, e também conseguimos formar grupos para irem em busca de formação no exterior. Temos parcerias nas quais trazemos profissionais de Portugal, Chile, Equador. Temos um privilégio enorme de interagir com bombeiros da Nasa. Eles vem todo ano para cá, há cinco anos isso já ocorre. Inclusive neste grupo tem bombeiros que trabalharam no atentado ao World Trade Center, nos Estados Unidos. Estamos realmente preparados para oferecer o melhor em formação e treinamento.