Destaques
Diário do Empreendedor: Clínica Tatim destaca Envelhecimento Bucal Precoce
Dentistas da clínica destacam a necessidade de cuidados
Por Leila Ermel
Ivoti – Em mais um episódio recente do Diário do Empreendedor, os dentistas Francisco Tarim e Soraia Tatim retomaram a abordagem de um assunto muito importante para a saúde de todos – o Envelhecimento Bucal Precoce. Esta temática vem sendo abordada periodicamente pelos profissionais da Clínica Tatim, com o objetivo de alertar e orientar a população de como evitar e de quais os sintomas que podem identificar esta doença.
É uma doença silenciosa, as pessoas ainda não ideia de como identificar este problema, entre outras questões. Mas os estudos iniciados em 2006, está se intensificando a cada ano, e vem apresentando muitos casos de pessoas com idade bucal muito mais avançada do que a idade real da pessoa. É possível conferir a entrevista completa nos vídeos de Odiarionet na fan page do Facebook.
Trecho da entrevista:
Diário – Existem grupos de risco para o Envelhecimento Bucal Precoce?
Francisco – Existem mais são sinais que identificam o público atingido por esta doença. O sinal número um é a hipersensibilidade dentária. O paciente que apresenta sensibilidade dentária está plenamente no processo deste envelhecimento bucal precoce. Fator 2: as retrações gengivais (quando a gengiva sobre, a raiz fica exposta). Outro seria o desgaste dos dentes, da ponta deles, sua retificação, o lascamento das bordas também são indicações. Daria ainda um quarto ponto, restaurações quebrarem, pivôs caírem, obturações caírem, existe algo agredindo estes trabalhos.
Diário – Quando o paciente chega com problemas dentários como funciona a acolhida?
Soraia – São várias questões que envolvem o atendimento, o primeiro deles realmente é ter acolhimento, o fator psicológico é muito importante, em especial neste período da pandemia. Atuo há mais de 30 anos e o momento que mais estou amando é o atual, pois nossa demanda aumentou, as pessoas passaram a procurar mais este cuidado consigo e com a sua saúde. A gente precisa estar atento ao paciente, ganha sua confiança, até ele entender que a prioridade é deles em se cuidar e se tratar. E no caso do Envelhecimento Bucal Precoce esse cuidado pessoal é muito importante.