Destaques
Diário do Empreendedor: Instrutor de tiro da Bélico Armas fala sobre manuseio correto
A orientação e diálogo são fundamentais para evitar acidentes
Por Leila Ermel
Ivoti – Na entrevista do dia 26 de julho, do Diário do Empreendedor do Grupo O Diário, o instrutor de tiro da Bélico Armas, Edgar Miyashita, falou sobre várias questões relevantes que envolvem o tiro, a questão burocrática de se manter um armamento, cursos de tiros e de toda a responsabilidade que o assunto propõe.
A Bélico Armas abriu no início de janeiro de 2021, mas realizou sua inauguração oficial no dia 26 de julho. Localizada em ampla estrutura na rua General Daltro Filho, 140 ao lado do Palestrina, em Novo Hamburgo. Um espaço completo, com toda a infraestrutura para atender aos clientes e sócios do clube de tiro e aos que procurarem o acervo disponível na loja de armas e acessórios.
Diário – Desde quando você atua nesta área de instrução bélica?
Edgar – Há quase um ano estou atuando como instrutor de tiros. Sempre gostei de armas, meu pai sempre teve também. Frequentei cursos e a partir de 25 anos de idade, passei a ampliar minha formação para se instrutor. Meu pai sempre mostrou e orientou sobre curiosidades sobre manuseio e cuidados com armas. É uma questão familiar, todos gostam de armas, mas com uso responsável. Me preparei muito para isso e para passar este conhecimento para as pessoas que realizam os cursos.
Diário – Você acredita que todo cidadão tem o direito de portar uma arma?
Edgar – Todo cidadão de bem deve possuir o direito de ter sua arma, não tem risco algum quando se tem devido treinamento, se mantém todos os cuidados de segurança e se é consciente do devido uso do equipamento. É importante não esconder da família, é indicado explicar, tirar a curiosidade do que é certo ou não. Dai você ensinando e tirando esta curiosidade, a criança ou adolescente não vai mexer. É importante haver diálogo. Se você não se sente confortável em mostrar para seu filho, procure o auxílio de um instrutor. Quanto mais esclarecer, menos curiosidade vai ter, e menores serão os riscos de acidentes ou incidentes.
Diário – A partir de qual idade pode iniciar com curso de tiro?
Edgar – Hoje, a partir dos 14 anos de idade, desde que acompanhados pelos pais, os adolescentes já podem frequentar clube de tiros, e participar de aulas com instrutores. Mas os menores desta idade podem comparecer para conhecer as regras de segurança, de como cuidar, de o que não fazer. O importante mesmo é ensinar do jeito certo o que é um armamento, porque jamais apontar com dedo no gatilho quando estiver apenas olhando ou manuseando. Todo e qualquer cuidado é fundamental, portanto, quanto mais orientar e explicar como deve-se tratar uma arma
Diário – Desde quando a Bélico Armas está em funcionamento?
Edgar – Já está em funcionamento desde janeiro de 2021, mas em função da pandemia não ocorreu uma inauguração oficial. Portanto, no dia 26 realizamos a inauguração para todos que tinham curiosidade em conhecer nosso clube. Somos o terceiro maior clube de tiro indoor da América Latina, prontos para atender sócios e clientes. Na loja temos a venda toda arma para defesa pessoal, desportiva, caçadores, pistolas, carabinas, enfim, uma infinidade de variedades e marcas.. O fuzil é permitido somente para o atirador desportivo, colecionador ou caçadores, com compra direto da fábrica, seguindo as exigências legais.
Bélico Lounge neste sábado
Neste sábado, 31, à noite, o espaço estará com Bélico Lounge aberto. A partir das 19h30, somente para sócios ou indicações, o evento será open bar e open food. Ingressos limitados. Maiores informações, somente pelo whatsApp 51 996268944.