Geral
DIÁRIO DO EMPREENDEDOR: Quasars se destaca na pesquisa em energias renováveis
Solução é sustentável e econômica para o consumidor
Por Felipe Faleiro
Ivoti – O investimento em energias renováveis pode trazer uma economia para o consumidor na conta de luz, bem como é uma solução que não agride o meio ambiente. A Quasars Energias Renováveis se apresenta como uma alternativa em soluções em energia, de forma que investe em pesquisa contínua para trazer o que há de mais moderno e dinâmico no segmento.
O diretor da empresa, Elio Barcelos, foi entrevistado na quinta-feira, no Diário do Empreendedor, e comentou sobre estes e outros aspectos, como sistemas de automação, para que o consumidor possa controlar equipamentos pelo celular. Veja a entrevista completa no Facebook ODIARIONET, e contate a Quasars pelo site www.quasars.com.br ou WhatsApp (51) 98065-3616.
Confira um trecho da entrevista
Diário: Como iniciou a Quasars?
Elio Barcelos: A empresa está no mercado há 25 anos, e neste período sempre fizemos convênios, saiu bastante gente da área de software aqui da região. E nossa empresa, já desde aquela época, tinha o perfil de dar oportunidades para pessoas daqui. Faço parte de um grupo de software, na parte de logística. Parece não haver relação entre as áreas, mas toda esta demanda de logística tem pessoas e viagens, e os equipamentos precisam de baterias e inversores. Há cerca de 10 anos, fomos pioneiros em energia solar no RS. Anos depois, houve um boom no setor.
Diário: Como e por que investir em pesquisas em energia renovável?
Elio Barcelos: Faço mestrado na área, e nosso trabalho de pesquisa conjunto com a Universidade Feevale é voltada exclusivamente para o off-grid, que requer placas solares, energia eólica, ou o sistema híbrido, como fazemos no nosso escritório, trabalhando em conjunto, com o auxílio de baterias. Neste trabalho, a Feevale nos contratou e instalamos este sistema híbrido dos inversores. Lá havia placa eólica, flexível, biomassa, e tudo isso era gerado em um banco de baterias para gerar energia.
Diário: Você tem um trabalho forte junto a cooperativas. Como isto funciona?
Elio Barcelos: As cooperativas colocam uma linha de crédito para o consumidor final que tem média ou baixa renda. Vi um deputado falando um absurdo sobre energia solar, que ela “deveria ser taxada porque seria privilégio de ricos”. Este é um grande equívoco. As pessoas têm uma ideia errada de que a energia renovável é para uma situação privilegiada de certas pessoas no mercado. Mas, por ser nova, há um certo despreparo de empresários.
Diário: Conte um pouco a respeito dos projetos de automação desenvolvidos pela empresa.
Elio Barcelos: A automação vem de utilizar a energia solar, por que não colocar uma câmera para monitorar uma casa, colocar comandos no celular para controlar certos aparelhos para continuar havendo esta economia. A energia solar proporciona uma economia de até 95% na conta de luz. Posso ligar um temporizador em um freezer, deixá-lo certas horas do dia desligado, especialmente nos períodos de inverno aqui no Estado. São muitas as utilidades.
Diário: Você acompanha a questão política sobre energias renováveis. Como está esta discussão?
Elio Barcelos: Pode ser uma surpresa, mas vai haver uma possível taxação da energia solar. Há uma grande política envolvida, então a Aneel tem poder para subir qualquer taxa de energia no Brasil. Porém, eles querem taxar a geração distribuída (GD), ou seja, a energia produzida junto ao local de consumo, em 65%, mas hoje está em 57%. Ou seja, os 95% que o consumidor tinha de economia, já está em 57%. Ninguém faz nenhuma ação e falta muita gestão ao assunto.
Elio apresentando como funciona o sistema de automação da empresa