Geral
Diário na Ceasa: produtores de Hortêncio estão em peso
Porto Alegre – A Ceasa recebe mais de 700 cargas diárias dos mais diversos produtos. Da região, muitos produtores rurais vão até a capital gaúcha para comercializar frutas, verduras e muito mais. A reportagem do Diário acompanhou durante um dia o que é feito na Ceasa.
Nos pequenos box reservados aos agricultores familiares, muitos produtores de São José do Hortêncio comercializam aipim, laranja, bergamotas e outros produtos. Alguns casais dividem as tarefas, e outros vão de forma mais autônoma.
Lauro Heck, comenta que já comercializa entre 26 e 27 anos na Ceasa. Ele leva ao local as suas laranjas, limões e aipim, além de morangas e outros produtos. “Na minha opinião, as frutas são mais vendidas aqui”, comentou ele, cujos irmãos se dedicam o plantio e ele trata da área de comercialização.
Pedro Jung e a esposa Sandra Wecker Jung trabalham unidos na Ceasa. Ele já se desloca há vários anos, e ela depois que se aposentou na Prefeitura. As vendas principais são de laranja e aipim (cuja venda é nos meses de verão). Paulo Kunzler comenta que começou cedo na Ceasa, primeiro puxando mercadoria, e agora como vendedor dos produtos.
Fernando Velter é outro que há 30 anos leva uma grande variedade de produtos, incluindo pepino, abobrinhas, batata-doce, pimentão e outros, “O forte das minhas vendas é o aipim”, comenta ele.
Antenor Engeroff já cumpre a mesma rotina há 12 anos. “Aqui o cliente tem mais opções e preços acessíveis”. Destacou.