Destaques

Do Herval para o mundo: Laura é a Jovem Embaixadora da região

07/11/2019 - 18h11min

Santa Maria do Herval – De Santa Maria do Herval para o mundo. Como resultado de muita dedicação e, principalmente, foco nos estudos e em causas importantes, Laura Mallmann Kieling, de 18 anos, é uma das duas estudantes do Rio Grande do Sul e 50 do país, que foram selecionados para o Programa Jovens Embaixadores 2020. No total, havia sete mil inscritos.

A jovem, que almeja cursar medicina, está muito feliz e, da mesma forma, deixa o município de Santa Maria do Herval orgulhoso. “No processo do envio de documentos para a viagem, pouco a pouco, a ficha vai caindo”, disse, ainda sem acreditar que foi uma das selecionadas.

Experiência

Laura e os demais Jovens Embaixadores estarão nos Estados Unidos entre os dias 10 a 29 de janeiro de 2020, além de quatro dias em Brasília antes de viajar para o exterior. Durante essas três semanas, passarão pela capital dos EUA, Washington, D.C., viajarão para quatro cidades, onde serão hospedados por família voluntárias.

Além disso, participarão de atividades como oficinas sobre liderança e empreendedorismo, projetos de impacto social, reuniões com representantes do governo dos EUA, frequentarão escolas da região e farão apresentações sobre o Brasil.

“É muito orgulho”

O processo de seleções dos sete mil inscritos começou no final de agosto desse ano e, de acordo com Laura, foi uma corrida contra o tempo. “Me formei em inglês em 2017 e, dessa forma, estava há um tempo sem falar o idioma. Assim, tive que me preparar e recuperar a prática”, disse.

Após passar pelas provas escritas e orais, chegou a hora das visitas que foram realizadas na casa de Laura. “Quando passei pela etapa das visitas, eu já estava entre os 157 finalistas do país. Depois disso, nossos currículos foram enviados para Brasília e, lá, a embaixada selecionou quem iria participar”, disse.

No dia 30 de outubro, na quarta-feira da semana passada, veio o resultado de que Laura estava entre as selecionadas. “É muito orgulho. Ela se dedica e, quando quer uma coisa, vai atrás”, disse seu pai, Maikel Kieling.

Liderança

O programa vai em busca de jovens líderes, que tenham iniciativa e que representem um diferencial no meio em que vivem. Laura desenvolve um projeto de Percepção de Sintomas Depressivos em Estudantes de Ensino Médio, através do qual foi constatado que 28,9% dos estudantes do Ensino Médio do Colégio Estadual Cônego Afonso Scherer, na qual é aluna, apresentavam sintomas de Depressão Maior.

“Agora vou me formar, mas mesmo assim, ano que vem, vou continuar com o projeto pois sou bolsista de Iniciação Científica Júnior pela UFRGS. Dessa forma, a minha ida para os Estados Unidos é uma maneira de aprimorar o meu projeto de pesquisa e, assim, torna-lo cada vez mais eficiente e, em contra partida, também vamos trazer coisas do Brasil para eles que, da mesma forma, vão tirar ensinamentos dessa experiência”, disse.

A outra selecionada do estado é Vitória de Andrade Romagna, de Sapucaia do Sul.

CARTA DE RECOMENDAÇÃO

Além dos diversos requisitos, um deles era uma carta de recomendação da escola onde Laura estuda. Veja, na íntegra, a carta encaminhada pela direção do Colégio Estadual Cônego Afonso Scherer.

“A estudante Laura Eduarda Mallmann Kieling, matriculada no 3º Ano do Ensino Médio é nossa aluna desde o 1º ano do Ensino Fundamental. É com grande estima e alegria que acompanhamos a trajetória dessa educanda que sempre foi muito dedicada apresentando ótimo desempenho escolar. Por muitas vezes a Laura voluntariamente ajudou os colegas com aulas de reforço e auxiliou na organização de eventos na escola.
Por iniciativa própria, em 2017 a aluna se inscreveu no programa de mentoria Cientista Beta e desde então vem desenvolvendo um trabalho voltado à atenção em saúde mental na escola. Este trabalho é de grande relevância, pois revelou que 28,9% dos nossos estudantes do Ensino Médio apresentam sintomas de Depressão Maior. 
Seguindo com o mesmo tema de pesquisa, em 2018 a aluna passou a ser bolsista de Iniciação Científica Júnior pela UFRGS e representou nossa escola em grandes eventos científicos como a MOSTRATEC, promovida pela Fundação Liberato e a SBPC, principal reunião para o avanço da Ciência no Brasil.
Além disso, a estudante foi agraciada com o Prêmio Jovem Cientista 2019, concedido pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul.
Por fim temos a dizer que a Laura tem ótima relação com seus professores e colegas. Também é uma estudante dedicada que está sempre disposta a ajudar os colegas e a contribuir com alguma atividade na escola”.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário