Geral

Dois Irmãos: exercícios físicos fazem bem para saúde

14/07/2021 - 10h49min

Por Luis Soares

Praticar atividade física regularmente melhora a circulação sanguínea, fortalece o nosso sistema imunológico, ajuda no emagrecimento, além de diminuir os riscos de doenças cardíacas e fortalecer os ossos. Esses benefícios, podem ter um resultado significativo em apenas um mês após o início das atividades físicas, sejam elas por meio de caminhadas, danças ou musculação. Com isso, a prática da atividade física, após os estudos, é uma estratégia interessante para consolidar o aprendizado devido ao aumento da circulação sanguínea e cerebral, que aumenta a produção de catecolaminas, noradrenalina e dopamina, substâncias essenciais para a nossa memória. Todos podem praticar atividades físicas, não tem idade, mas é preciso fazer algumas avaliações médicas antes de começar a praticar os exercícios, para que se possa ter uma avaliação do estado de saúde e das condições do coração. É recomendado que os idosos, gestantes ou pessoas acima do peso, façam a avaliação médica e tenham acompanhamento de um profissional de educação física.

 O que dizem os especialistas

 A professora de Educação Física e proprietária da Academia Pro Corpore, Gilvania Magalhães, 44 anos, enfatiza que é muito importante a prática esportiva e garante que o exercício físico é fundamental para quem busca melhorar a estética, mas deve ser executado de forma correta e sem pressa pelo resultado.

“ Tenho a minha academia faz vinte anos, desde que me mudei de Esteio para cá, sempre procurei aplicar a regra básica, fazer com que meus alunos sigam o passo a passo, sem pressa pra adquirir os resultados,principalmente, aqueles que vêm em busca de uma estética melhor, ou seja, ter um corpo mais bonito. Todos sabem que para isso, é preciso saber esperar e não ter pressa, que o resultado virá”.

No extremo

 “Tem pessoas que procuram praticar exercícios físicos, quando já estão ao extremo, quando o médico sugere, por já estar em sobrepeso, com hipertensão, com o colesterol lá em cima, com problemas nas articulações, tudo isso pode ser evitado, se estivessem praticando uma atividade física, uma caminhada, uma pedalada, uma esteira, um esporte ou qualquer outro movimento, isso evita muitas doenças e problemas de saúde, além de uma alimentação saudável, todos precisam se cuidar e ensinar aos filhos esses hábitos, alimentares e práticas de exercícios físicos regularmente, tem que ser como escovar os dentes” Finaliza.

Quais atividades físicas os moradores andam fazendo

Kauã Blume, 15 anos, estudante

 “Durante a pandemia, naqueles dias que fiquei de isolamento, eu fiz exercícios em casa mesmo, tenho equipamentos e ali eu me movimentava, depois adaptei minha bicicleta com uma roda e fiz pedalada, quando amenizou um pouco eu fiz caminhada, usando máscara e me cuidando, hoje eu jogo futebol”.

Eliana Schneider, 44 anos, massoterapeuta

“Eu gosto de fazer caminhada, uma hora por dia já está bom pra mim, já que virou uma rotina, até mesmo na pandemia eu fazia minhas caminhadas, usando máscara é claro. Preciso manter minha saúde em dia e ter imunidade suficiente para me proteger ainda mais do vírus”. 

Maria Elena Wile Necke, 54 anos, aposentada.

 “Eu pratico caminhada, já faz tempo, uns 5 anos ou mais, antes fazia com meu marido, mas hoje as minhas companhias são as amigas, precisamos nos cuidar do vírus e também manter nossa saúde em dia, eu fazia academia, mas quando fechou eu parei e não voltei mais, mas sigo me cuidando”.

Solange Muller, 53 anos, industriária.

Meu exercício diário sempre foi da casa pro trabalho e do trabalho pra casa, mas praticar mesmo só em casa, eu tenho uma esteira e desde que veio a pandemia eu faço exercícios em casa, até fazia academia, mas deu a pandemia e então optei por me cuidar e fazer exercício na minha casa, mas estou pensando em voltar depois que der uma amenizada nessa pandemia”.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário