Conecte-se conosco

Geral

Dois Irmãos lança o Movimento Maio Amarelo

03/05/2018 - 18h54min

Atualizada em 04/05/2018 - 10h29min

Dois Irmãos – Foi lançado na manhã desta quinta-feira (03) o Movimento Maio Amarelo em Dois Irmãos, iniciativa que faz parte de um movimento global de conscientização e redução da violência no trânsito. O evento de abertura aconteceu na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), com a presença do prefeito em exercício Jerri Meneghetti, os secretários municipais Denise Maria Maldaner (Educação, Cultura e Desporto), Juarez Stein (Fazenda), Dirceu Fleck (Serviços Urbanos, Segurança, Transporte e Trânsito), Carlos Arnold (Obras e Viação), e Maria Elena Scherer Engelmann (Chefe de Gabinete), chefes de departamentos, órgãos de segurança do município e do Estado, representantes de entidades,  professores e estudantes das escolas do município.

Segundo Jerri, o número de acidentes é muito expressivo e nós temos que ter consciência de que dirigir embriagado pode causar consequências a nossa própria vida e a de outras pessoas. “As leis foram criadas para termos uma sociedade em harmonia, se todos cumprissem não teríamos tantos acidentes“, disse Jerri.

O prefeito também ressaltou que a Administração Municipal sempre busca investir na mobilidade urbana, com melhorias nas ruas, duplicação da ponte, instalação de sinalização, rótulas e rotatórias, com o intuito de melhorar as condições do trânsito e reduzir acidentes. “Contamos com o efetivo esforço da polícia, mas todo este trabalho de nada adianta se todos nós, cidadãos, não participarmos e cumprirmos as leis. E temos a certeza que é escola onde se aprende a conviver em sociedade, e queremos que os alunos radiem esse aprendizado para a família“, conclui ele.

Segundo a secretária Denise, o Maio Amarelo é para chamar atenção de quem é motorista a se conscientizar com o trânsito. “É um mês para se conscientizar e celebrar a vida, para isto, precisamos fazer as coisas certas. Recentemente, o município lançou o projeto #CidadãoConsciente, que visa orientar ações necessárias como pedestres e usuários do trânsito, respeitando a legislação necessária“, disse Denise, ressaltando o trabalho dos profissionais que fazem acontecer o Maio Amarelo.

Na abertura, o público presente foi presenteado com lindas apresentações da turma de arteterapia da Apae e do Projeto Global. Após a solenidade de abertura, os alunos da Apae puderam andar na mini pista de trânsito pintada na quadra esportiva, com orientação do 1º sargento Luiz Fernando da Silva Quevedo, comandante da Brigada Militar, e do policial Luciano Lawisch, da Polícia Rodoviária Federal.

Ações durante todo o mês

Durante todo o mês temas relacionados à segurança no trânsito deverão ser discutidos em todos os segmentos da sociedade, para estimular a participação da população, empresas, órgãos governamentais e entidades, na realização de ações efetivas pela redução de acidentes. A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Segurança, Transporte e Trânsito, através do Departamento de Trânsito, está promovendo ações para chamar a atenção da comunidade da necessidade de se ter mais responsabilidade e respeito no trânsito. Ações como pedágios educativos, atividades nas escolas, pinturas de faixas de pedestres amarelas, a sede do Poder Executiva recebeu adereços na decoração na cor amarela e distribuição de folhetos integram o movimento em Dois Irmãos. A comunidade também está convidada a enfeitar as suas casas, comércios e indústrias de amarelo, ajudando desta forma na conscientização de um trânsito mais seguro.

 MOVIMENTO – A escolha do mês de maio para a realização desse movimento internacional foi motivado pela proposta da ONU (Organização das Nações Unidas) quando decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito em 11 de maio de 2011. Com isso, o balanço das ações sempre é realizado em maio no mundo todo. A cor amarela foi escolhida por ser a cor da advertência no trânsito. Placas amarelas alertam ao motorista sobre possíveis problemas à frente. A cor amarela do semáforo traduz-se em atenção. Portanto, o amarelo é hoje o sinal de alerta no trânsito de todo o mundo. E o laço símbolo da ação é um sinal conhecido do mundo inteiro como algo a se engajar. O laço já representa inúmeros movimentos. A cor é que os diferencia, mas sempre serve de alerta a sociedade sobre um tema que precisa de toda atenção.

Leia mais:

”Juntos pelo Rio Grande”

Bombeiros de Nova Petrópolis resgatam cachorro que estava perdido em matagal

 

Programação Maio Amarelo (*)

Dia 03/05

9h – Abertura oficial do Maio Amarelo – APAE de Dois Irmãos

9h – Hora cívica e presença da Polícia Rodoviária Federal na Escola de Educação Infantil Heda Alves Nienow

 Dia 08/05

Atividade mini pista de trânsito na APAE

Dia 09/05

Atividade mini pista de trânsito na Escola de Educação Infantil Heda Alves Nienow

Dia 14/05

– Pedágio consciente – entrega de folhetos final aula para os pais na Escola de Educação Infantil Jardim da Alegria

– Caminhada pelo Bairro com distribuição de folders pelos alunos do 9º ano da Escola Paulo Arandt

Dia 16/05

– pedágio educativo na Escola de Educação Infantil Heda Alves Nienow

– Passeio com bicicletas e motocas na Escola de Educação Infantil Jardim da Alegria

Dia 18/05

– Circuito de trânsito na Escola de Educação Infantil Jardim da Alegria

Dia 23/05

– Sessão de cinema na Escola de Educação Infantil Heda Alves Nienow

Dia 25/05

– Pedágio Educativo na Escola Municipal Mário Sperb

Dia 30/05

– Hora cívica com apresentações do tema trânsito na Escola de Educação Infantil Heda Alves Nienow

(*) Mais ações alusivas ao Movimento Maio Amarelo estão sendo definidas pelas escolas, como sessões de filmes, brincadeiras educativas, elaboração de textos e apresentações.

Leia também:
Mulheres se reúnem para malhar no interior de Herval
Site da Prefeitura de Dois Irmãos conta com tradução para LIBRAS

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.