Geral
Dois Irmãos sedia reunião para debater desafios do acesso ao tratamento da oncologia
Dois Irmãos – Na manhã desta quinta-feira (12), Dois Irmãos sediou uma reunião para debater sobre a oncologia: desafios do acesso ao tratamento, no Complexo Esportivo Municipal, no Bairro Vila Rosa. A iniciativa da reunião foi da Secretaria de Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente de Dois Irmãos e o Conselho Municipal de Saúde. A referência para o tratamento do câncer dos moradores de Dois Irmãos é o Hospital Regina, de Novo Hamburgo. No entanto, o teto financeiro do Governo Federal apenas permite o atendimento de quatro pacientes na oncologia por mês para a cidade.
Exposição fotográfica na nova Casa do Turista de Dois Irmãos pode ser visitada nos finais de semana
Estiveram presentes no evento a prefeita Tânia Terezinha da Silva, o presidente da Câmara de Vereadores, Sérgio Fink, o secretário de Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente, Afonso Carlos Bastian, a chefe do Departamento de Saúde, Anelise Steffen, a médica e coordenadora da Estratégia da Saúde da Família da Secretaria Municipal de Saúde de Dois Irmãos, Maristane Strada, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Adão Derci de Oliveira, além de secretários municipais de saúde e representantes de conselhos municipais de saúde das cidades de Ivoti, Campo Bom, Estância Velha, Novo Hamburgo, Lindolfo Collor e São Leopoldo, representantes do Hospital Regina, do Conselho Estadual de Saúde e da Secretaria Estadual de Saúde.
Biblioteca Professor Paulo Arandt estará sem atendimento no sábado em Dois irmãos
“O Município faz tudo o que está ao seu alcance. Fizemos campanhas para incentivar as pessoas a fazerem exames, mas esses pacientes quando tem o diagnóstico da doença acabam numa fila de espera por meses até receber a primeira consulta. Já solicitamos inúmeras vezes o aumento no teto do repasse do Governo Federal ao hospital de referência, que, neste caso, é o Hospital Regina, em Novo Hamburgo, mas atualmente o valor não é suficiente para atender toda a demanda“, disse a prefeita.
Segundo o secretário de Saúde, Afonso, na reunião ficou definido o envio de um novo documento para o Governo Estadual, para a Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Estado e Ministério Público de Dois Irmãos, o Ministério da Saúde e deputados federais solicitando mais vagas na oncologia, aumento do teto financeiro, solução para as questões da regulação ambulatorial e hospitalar, além de uma próxima reunião com os representantes da saúde.
A médica Maristane complementou que neste documento terão os dados de cada município, com número de pacientes em espera, tempo de espera, óbitos antes da primeira consulta, solicitando uma postura imediata do Estado para liberar algumas referências para Porto Alegre ou outras, quando a espera estiver muito grande. “Queremos retomar a negociação da linha de financiamento com Hospital Regina do ano de 2017. Solicitar revisão das negativas do sistema Gercon (Gerenciamento de Consultas) de alguns pacientes com prováveis lesões benignas. Este documento será encaminhado para a Secretaria Estadual de Saúde nos próximos dias“, disse Maristane.
A Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Estado e Ministério Público de Dois Irmãos foram convidados a participarem da reunião, mas não enviaram representantes.
Números de Dois Irmãos
Segundo dados da Secretaria de Saúde de Dois Irmãos, atualmente tem 56 pacientes (29 masculinos e 27 femininos) diagnosticados com câncer e em tratamento pelo SUS, além de 22 pessoas na lista de espera aguardando a primeira consulta e três óbitos antes da primeira consulta.