Destaques

Em Estância Velha oferta e procura de emprego estão abaixo das expectativas

26/11/2019 - 10h02min

Atualizada em 26/11/2019 - 13h44min

FacebookWhatsAppFacebook MessengerTwitter

Estância Velha – Apesar do resultado positivo que apontou mais admissões do que demissões na região, no mês de outubro, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), a expectativa de que o mês de novembro tivesse resultados ainda maiores não está se confirmando, na prática. Em Estância Velha, o coordenador do SINE – Sistema Nacional de Empregos, Diego Pospichil afirma que “tanto a oferta de vagas, quanto a procura de emprego estão abaixo da expectativa”, explica.

A região da Encosta da Serra teve resultado positivo no mês de outubro no que se refere a geração de empregos formais, conforme índices divulgados pelo Caged. A área de cobertura do Jornal O Diário, um total de onze municípios, fechou o período do levantamento com a geração de 1.581 postos de trabalho. No mesmo período, ocorreram 1.465 desligamentos, gerando um saldo positivo de 116 empregos gerados.

ESTÂNCIA VELHA NA CONTRAMÃO

No SINE de Estância Velha, estão cadastradas 133 vagas na região, 17 delas em Estância Velha, sem interessados até o momento. Por conta do período de grande movimentação no comércio e de férias de muitos trabalhadores, a tendência é que ocorra um aumento significativo no número de vagas oferecidas, para os próximos dias, conforme Juliana Moura da Secretaria da Indústria e Comércio do município. Apesar do déficit apresentado no mês de outubro de 2019, com 412 admissões e 414 demissões, o mês de setembro apresentou números favoráveis, com 481 admissões e 365 desligamentos, num resultado positivo de 114 no bimestre, em Estância Velha.

A novidade para enfrentar a oscilação no número de admissões e resolver o problema do desemprego no município, é a parceria entre SINE e SEMICT – Secretaria de Indústria e Comércio. A relação de empresas novas será repassada pela Secretaria ao SINE, que entrará em contato com estas novas empresas, a fim de disponibilizar o trabalho de encontrar candidatos às vagas oferecidas por estas empresas. “Muitas empresas não sabem que o SINE oferece este trabalho gratuitamente. Faremos este contato a fim de agilizar que os candidatos encontrem as vagas, mais rapidamente, bem como empresas preencham suas vagas de forma mais tranquila”, explica Diego. Inclusive as entrevistas prévias poderão ser feitas no próprio SINE, a fim de filtrar candidatos, conforme as exigências das empresas no preenchimento de cargos, como idade, habilidades e formação. Diego pretende iniciar este trabalho ainda este ano, ampliando para 2020.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário