Destaques
Encerra a fase classificatória da maior competição de robótica à distância
Por Rogério Savian
Dois Irmãos – De 25 e 27 de novembro aconteceu a fase classificatória do Campeonato Internacional de Robótica à Distância (CIRDI), promovido em parceria entre a EJR Robótica Educacional (de Dois Irmãos) e a Robótica da Fundação Liberato (de Novo Hamburgo). A fase final vai acontecer nos dias 9 e 10 de dezembro, durante a Mostratec Virtual, em www.mostratec.com.br. O CIRDI é o primeiro a permitir que participantes de qualquer local do mundo consigam competir com robôs de verdade de forma remota em arenas espalhadas pela América do Sul. De acordo com o professor de robótica educacional, Eloir Rockenbach, isso propicia aos alunos/competidores consigam desenvolver trabalho em equipe, aperfeiçoar os conceitos de lógica de programação e interagir com pessoas de qualquer lugar, sem sair de casa.
São seis arenas, que estão espalhadas pelo Brasil e Argentina. As equipes, de suas casas, conseguem conectar-se remotamente nos robôs que estão nas diversas arenas e competem entre si, mesmo que estejam em países diferentes. As arenas possuem um ou dois robôs que são conectados à internet utilizando IoT. Assim podem ser programados a executar as tarefas de forma totalmente remota. A competição reúne participantes de 8 a 15 anos.
Mostrabot
O robô da Mostratec, o Mostrabot é um projeto viabilizado pela Equipe de Robótica da Fundação Liberato em parceria com a EJR Robótica Educacional. O projeto consiste em um mini-curso, onde o participante passou pelas etapas necessárias para montar o seu próprio Mostrabot em casa. Todo o material necessário foi fornecido e entregue na casa do participante, junto com o curso.
O Festival Maker Mostratec de Robótica é um evento integrado à feira e focado na divulgação da cultura do “faça você mesmo” com ênfase na robótica educacional livre. O “maker” é um movimento que incentiva o uso das tecnologias livres disponíveis na internet para que as pessoas façam suas próprias coisas e as consertem. Placas eletrônicas de controle como Arduino são responsáveis por permitir que muitos aprendam a programar e a trabalhar de forma simples com informática, eletrônica e automação. Controlar a irrigação da horta ou jardim, montar um alimentador automático para animais de estimação, abrir ou fechar automaticamente as cortinas controlando a luminosidade de um ambiente são pequenos exemplos de aplicação destas ferramentas.