Conecte-se conosco

Destaques

Incêndio na gráfica em Estância Velha: Bombeiros alertam para importância do PPCI

15/10/2019 - 09h34min

Atualizada em 15/10/2019 - 10h23min

Estância Velha – Após o incêndio de grandes proporções que aconteceu no último domingo em Estância Velha, destruindo por completo o prédio da Gráfica Estanciense, o Corpo de Bombeiros está fazendo um apelo à população, especialmente aos donos de empresas. “Prestem muita atenção às exigências dos Planos de Prevenção Contra Incêndio, isso pode salvar vidas e o seu patrimônio”, comenta a Comandante do Corpo de Bombeiros de Estância Velha e Ivoti, tenente Deise de Oliveira Tecca.

Conforme a comandante, a empresa é a principal interessada em ter o alvará dos bombeiros em dia. O Corpo de Bombeiros realiza fiscalização, no caso de solicitação do alvará inicial ou renovação através do PPCI – Plano de Prevenção contra Incêndios. “Sempre que houver alguma irregularidade, nós solicitamos adequação, para liberar o alvará”, avisa a tenente. A análise do Plano de Prevenção, em Estância Velha e Ivoti, é realizada pelo sargento Adair. No caso recente, do incêndio no Restaurante Santa Avenida, de Ivoti, a renovação do alvará estava em andamento. O PPCI, é um processo complexo, com a necessidade de mais laudos, inclusive elétrico. O estabelecimento do Santa Avenida, estava prestes a ser vistoriado pelos Bombeiros. O caso de Ivoti, aguarda o laudo da perícia, para confirmar as causas do sinistro.

A possibilidade mais provável da causa do início do incêndio que consumiu o prédio da Gráfica Estanciense, no Centro de Estância Velha, no último domingo, é de curto circuito na rede elétrica. Porém, esta informação só será confirmada, no prazo aproximado de 30 dias, pelo IGP, que fez a perícia no local, logo após o sinistro. A área de 224,59m² foi totalmente destruída pelas chamas. No caso de empresas com risco médio, onde se encaixa a Gráfica Estanciense, o alvará pode ser solicitado através do PSPCI – Plano Simplificado de Prevenção contra Incêndio, pela internet, com informações prestadas, integralmente, pelos proprietários da empresa. A análise do sistema, confia nas informações da empresa, e salvo alguma discrepância grave, libera o alvará. Todo o processo é feito automaticamente pelo sistema, inclusive a notificação de irregularidades e vencimento de alvarás, encaminhados por e-mail para os proprietários. A fiscalização nestes casos só ocorre através de alguma denúncia.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.