Geral
Facção divulga vídeo ameaçando comerciantes de Caxias do Sul
Uma nova guerra de facções está prestes a começar em Caxias do Sul. Um vídeo onde os membros do crime organizado exigem uma espécie de “pensão” de donos de bares, lojas e casas noturnas, está sendo compartilhado nas redes sociais.
No vídeo, três integrantes da facção “Manos da Serra” aparecem com o rosto coberto e armados. Eles fazem ameaças aos comerciantes. “Quem não colaborar, quem não fechar com nóis (sic) não vai abrir. Vamo tacar fogo e vamo matar todo mundo. Caxias e região é tudo os “Manos”. Quem não quiser tomar pentão de 100 ou 200 tiros é só ficar em dia com os guri aí”, ameaça.
Por outro lado, áudios atribuídos aos “Balas na Cara” alerta que quem aderir a extorsão dos “Manos”, vai virar inimigo deles. “Não aceitamos esse tipo de opressão. Temos amizades e fechamentos com vários proprietários de estabelecimentos e nunca foi cobrado taxa nenhuma. Quem tiver pagando para os “Manos” vai sujar, nós vamos levar a maquininha (metralhadora). Vamo tocar fogo, vamo invadir, azar (sic). Quem fortalecer eles vão ser nossos inimigos”, alerta.
Em outra gravação os criminosos dizem que a cidade é deles e que não vão deixar eles se fortalecerem. “Nós também temos armas, também temos dinheiro. Não temos armas de brinquedo que nem eles. Nós temos de verdade, nós metemos o terror. A cidade é nossa e ninguém vai meter a mão com nós”, completa.
A Brigada Militar (BM) de Caxias do Sul já está de posse do material e recebeu algumas denúncias do novo modo de atuação praticado por criminosos de facções atuantes na região da Serra Gaúcha.
Por meio do setor de inteligência da BM e com trocas de informações com a Polícia Civil, os policiais vem tentando identificar os suspeitos e alerta para que as vítimas desses contatos não realizem os pagamentos estipulados pelos criminosos.
Não existe nenhum fato comprovado de que as facções tenham feito alguma ação contra os comerciantes que se recusaram a pagar o valor e também não há nenhuma confirmação de que esse vídeos e áudios divulgados sejam realmente de possíveis facções criminosas. De acordo com a polícia, os vídeos e fotos não foram feitos em Caxias do Sul.
A Brigada Militar de Caxias do Sul solicita às pessoas que forem ameaçadas, que denunciem o fato no número 190. Denúncias e pedidos de orientações podem ser feitas através do WhatssApp por meio do número 9 84141178.
Fonte: Leouve