Destaques
Falta de recuos para ônibus prejudica trânsito em vias de Ivoti
Ivoti – Diariamente, usuários do transporte coletivo utilizam as paradas para se abrigar e aguardar os ônibus. As estruturas cumprem o papel de proteger do sol e da chuva, porém o que provoca discussão é o local de sua instalação.
Em vias rápidas como a Avenida Bom Jardim, no bairro Cidade Nova, não há recuos junto aos abrigos, obrigando os condutores dos ônibus a ocupar uma faixa da pista de rolamento. Quem vem atrás precisa ter atenção redobrada.
A aposentada Ilse Lorscheiter, moradora próxima da via, é usuária de ônibus e concorda. “Acho que está errado não haver o recuo, mas penso que a responsabilidade é do Estado, que foi quem fez a avenida”, afirma ela, relembrando o período de construção da Bom Jardim, na década de 1990.
Leia também:
O secretário de Obras e vice-prefeito, Roberto Schneider, o Beto, diz que o problema está no Plano Diretor e no próprio desenho da via. “Neste caso, ou vou terminar com o passeio público ou não vou ter mais parada. Não posso simplesmente construir e invadir o terreno de alguém”, argumenta.
Ainda assim, não há um padrão, e os recuos existem em outros locais. “É uma pena que não tenha se pensado em um Plano Diretor para 20 anos, por exemplo, que integre estas mudanças. Estamos, hoje, enfrentando problemas do passado”, diz Beto.