Destaques
Fiquem atentos: Mudanças no clima preocupam e afetam a saúde
Ivoti – A gangorra das temperaturas nos últimos dias provocou mudanças nos hábitos da população. Se antes, era necessário manter-se agasalhado durante o dia todo, agora virou rotina deixar algumas peças vestidas de lado conforme as horas passam. Da mesma forma, o corpo humano sente as mudanças climáticas, o que exige cuidado redobrado nesta época.
O clínico-geral e emergencista do Hospital São José, Marcos Araújo, reforça que cada mudança de clima gera uma adaptação. “Se você está respirando um ar quente, o corpo responde de uma forma, o ar frio é outra forma. Essas alterações geram uma resposta inflamatória, que baixa a imunidade e facilita para a entrada de vírus e bactérias. Isso gera doenças como gripes e viroses”, alerta.
- Linha Nova: Roubo de cruzes em cemitério ainda gera polêmica
- Exageros de panfleteiros e carros de som irritam moradores em Estância Velha
Conforme ele, quem mais sofre nesta época são pessoas idosas, cujo metabolismo corporal é mais lento, em função da idade, e crianças, que ainda estão em processo de desenvolvimento dos órgãos. Ainda assim, pessoas de todas as idades devem reforçar a atenção.
De acordo com Araújo, embora a exposição ao frio seja praticamente inevitável, alguns fatores podem ser considerados para atenuar os efeitos destas mudanças bruscas. “Vacinação, que considero primordial, alimentação saudável, com frutas, verduras e alimentos leves, bastante agasalho, procurar não ficar tão próximo de pessoas que estejam apresentando sintomas de problemas respiratórios e manter os cuidados com a higiene”, salienta.
Ivoti reforça atendimentos em função do inverno
De acordo com a secretária de Saúde do município, Clarice da Silva, houve um reforço nos atendimentos em função das baixas temperaturas. Pediatras, por exemplo, agora atendem oito horas por dia, de segunda a sexta-feira, no Pronto Atendimento Mais Vida – das 12 às 20h. Antes, eram apenas cinco horas diárias.
“Em julho, temos também dois médicos no sábado e dois no domingo, também por causa do inverno. Em outros períodos, é sempre um por dia do final de semana”, comenta ela. Conforme Clarice, o número de pessoas em busca de atendimento teve um aumento neste mês. “Maio foi um mês tranquilo e junho, razoável”, compara Clarice.