Geral

Frequentadores da Cidade Baixa e BM entram em conflito pela terceira noite em Porto Alegre

06/03/2019 - 08h45min

Atualizada em 06/03/2019 - 11h20min

Frequentadores da Cidade Baixa e a Brigada Militar entraram em conflito em Porto Alegre na madrugada de quarta-feira (6). Essa foi a terceira noite consecutiva de confusão no bairro.

Entre a tarde e a noite de terça-feira (5), milhares de pessoas foram para a Cidade Baixa aproveitar a os blocos de carnaval, que realizaram festa até as 21h. O evento foi organizado por meio de licitação. Horas depois, ainda havia pessoas pelo bairro e começou a confusão.

Conforme a BM, por volta da 1h50 de quarta, a polícia interviu para desobstruir as ruas e dispersar as pessoas, depois de ter ocorrido uma briga entre jovens que estavam no local consumindo bebida alcoólica.

“Iniciou-se outra briga entre facções nesse ambiente, também arremesso de garrafas contra policiais, então foi necessário uma ação mais enérgica, dentro da técnica, de uma ação comedida, para estabelecer a ordem e principalmente tranquilidade para os moradores”, explica o o comandante do 9º Batalhão da Brigada Militar, major Luciano Moritz.

Em resposta às agressões contra a BM, policiais utilizaram bombas de efeito moral e balas de borracha. “Inicialmente começou essa briga com três, quatro indivíduos. Logo depois se generalizou e aí foi quando a Brigada com Pelotões de Operações Especiais teve que intervir para fazer essa dispersão de forma técnica e moderada”, acrescenta Moritz.

A manhã desta quarta amanheceu com muito lixo espalhado pelas ruas da Cidade Baixa. Um cenário de caos, com cacos de vidro atirados pelo chão.

Na madrugada de terça-feira, e de segunda, o Batalhão do Choque já havia sido acionado para realizar a desobstrução da Rua da República e dispersar as pessoas que estavam fazendo barulho. Conforme a BM, policiais realizaram várias conversas que não teriam tido resultado.
Na madrugada de terça, em resposta às depredações e agressões, policiais também utilizaram bombas de efeito moral e balas de borracha.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário