Conecte-se conosco

Geral

Handebol, vôlei e poker: brasileiros brilham em diversas modalidades

15/02/2019 - 14h47min

Faz tempo que o Brasil deixou de ser exclusivamente o país do futebol. O handebol e o vôlei já são parte integral da cultura do país há quase um século e nas últimas décadas o poker também tem conquistado um espaço cada vez mais expressivo no território nacional.

Rio de Janeiro – Seleção brasileira masculina de vôlei vence a da França por 3 sets a 1 no Maracanãzinho e vai às quartas-de-final ( Fernando Frazão/Agência Brasil)

Vôlei masculino continua em grande fase e feminino investe na renovação do elenco

O vôlei chegou ao Brasil no início dos anos 1920. Na metade dos anos 1950 foi criada a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) e desde então o esporte não parou de crescer no país.

Hoje em dia o esporte é o segundo mais praticado por aqui e tanto a seleção masculina quanto a feminina ocupam posições de destaque no cenário internacional com inúmeras conquistas e participações vitoriosas em diversas categorias.

Nos anos 2000, a seleção masculina de vôlei, comandada pelo técnico Bernardinho, passou a ser considerada a melhor do mundo no esporte com diversas medalhas de ouro e títulos mundiais.

Hoje em dia ela é comandada por Renan Dal Zotto, mas a equipe ainda é uma das melhores e continua em grande fase. Recentemente ela chegou pela quinta vez consecutiva a final do Mundial de vôlei, ocasião em que conquistou uma medalha de prata.

No momento, o time está se preparando para as Olímpiadas de Tóquio em 2020. O técnico Dal Zotto pretende brigar pelo título na competição e a possível convocação da estrela em ascensão Yoandy Leal promete animar a torcida.

Assim como ocorreu com a seleção masculina alguns anos atrás, a seleção feminina se encontra em um período de transição, com novas atletas sendo treinadas para ocupar os postos de veteranas.

Apesar de uma eliminação precoce no Campeonato Mundial, a equipe tem conquistado bons resultados, com destaque para o quarto lugar no Montreux e na Liga das Nações. A preparação para os Jogos também está a todo vapor e o técnico José Roberto Guimarães deve empenhar o time para conseguir uma boa colocação no evento.

Foto por Wilsom Dias – Agência Brasil/CC BY 3.0 BR “Seleção masculina de handebol alcançou novas alturas”

Handebol feminino conta com prestígio internacional e masculino não para de melhorar

O handebol chegou ao Brasil aproximadamente dez anos depois do vôlei, mais especificamente no início dos anos 1930. Pouco menos de uma década depois, São Paulo fundou a Federação Paulista de Handebol e começou a formalização desse esporte no país que começou a se expandir para outras regiões.

No final dos anos 1970, finalmente surgiu a Confederação Brasileira de Handebol (CBHb), que se tornou o principal órgão responsável pelos eventos dessa modalidade no país e fomentou o desenvolvimento até o alto nível em que ele se encontra nos dias de hoje.

A seleção feminina do esporte já conquistou destaque internacional há décadas. São 10 medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos, com direito a cinco medalhas conquistadas de forma consecutiva.

Além disso, a equipe foi a primeira da América a ganhar o título mundial e recentemente derrotou a Argentina para conseguir a primeira colocação no campeonato Centro-Americano de handebol feminino.

Na última década, a seleção masculina também começou a ganhar uma posição de destaque e a equipe conquistou três medalhas de ouro nos Jogos Pan-Americanos e uma recente medalha de prata em 2018.

No início de 2019, ela conseguiu o feito inédito de chegar ao nono lugar no Mundial de Handebol. Para se ter uma ideia da evolução do time no cenário atual, a melhor posição até então havia sido em 16º.

Após essa conquista inédita na história do handebol masculino, a seleção está focada na fase classificatória das Olímpiadas de 2020 e o Brasil pretende conquistar uma das vagas destinadas para a América do Sul.

Foto por PokerNews©Antonio Abrego “Roberly Felício comemorando sua vitória histórica na World Series of Poker (WSOP)”

Brasil já se consagrou como potência mundial no poker

Apesar de ainda não possuir o mesmo papel de destaque no cenário brasileiro que o handebol e o vôlei, o poker é um dos esportes que mais conquistou espaço no país nas últimas décadas. O esporte das cartas desembarcou por aqui no início dos anos 1990 e desde então cresceu de maneira exponencial.

A Confederação Brasileira de Texas Hold’em (CBTH) é a maior entidade representativa do poker no Brasil e de acordo com ela já existem mais de 8 milhões de entusiastas por aqui, entre competidores profissionais, semiprofissionais e amadores.

A modalidade mais praticada em território nacional é o Texas Hold’em, mas nos últimos anos outras modalidades como Omaha, Seven Card Stud e Five Card Draw também conquistaram espaço.

A Brazilian Series of Poker (BSOP), principal série de campeonatos de poker no país que abarca diversas modalidades, ocorre anualmente desde 2006 e hoje em dia já é considerada uma das maiores competições mundiais desse esporte.

Com inspiração no modelo do BSOP, o Campeonato Gaúcho de Poker (CGP) é um dos que mais cresce no Brasil. A média de participantes chegou na casa dos milhares no último ano e a força do poker sulista não para de crescer.

Um dos destaques do Sul é o competidor profissional Renan Bruschi. O atleta conta com diversas conquistas em torneio de renome e assumiu o posto de capitão do Rio Grande do Sul no Campeonato Brasileiro de Poker por Equipes (CBPE) em 2018.

A região também tem uma grande presença no poker online, com atletas estrelados como Adrovan Rodrigues Jr., Bernardo Rocha e Thiago Grigoletti ganhando diversas manchetes com as suas conquistas.

Além desses destaques regionais, o Brasil já se consagrou como potência no cenário internacional. Quatro brasileiros já conquistaram o título de campeão mundial da World Series of Poker (WSOP), com destaque para Roberly Felício, que conseguiu a façanha em 2018.

Muitas conquistas pela frente

Seja nos já tradicionais handebol e vôlei ou no relativamente recente poker, os brasileiros brilham em diversas modalidades esportivas além do futebol e a quantidade enorme de novos talentos nacionais que surgiram nos últimos promete um futuro repleto de muito orgulho e vitórias.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.