Geral
Herval apresenta altos índices de sintomas depressivos entre jovens
Herval – Um trabalho inédito no município constatou um alto índice de sintomas depressivos em estudantes do ensino médio. A iniciativa partiu dos registros de que a população apresenta muitos casos de depressão e suicídio, segundo relatos dos profissionais de saúde vinculados à Equipe de Estratégia da Saúde da Família e comparado aos dados sobre prescrições de medicamentos psicotrópicos para pacientes, os quais alcançaram o índice de 2818 prescrições em 2017. O projeto, realizado pela estudante Laura Eduarda Mallmann Kieling (do 2º ano do Ensino Médio), coordenado pela Tatiana Souza de Camargo (professora da UFRGS- Universidade Federal do Rio Grande do Sul), com o apoio da psicóloga Muriel Closs, será norteador para ações de prevenção e tratamento da depressão já na adolescência, principalmente, através de intervenções na escola.
Resultados obtidos
A pesquisa foi realizada na única escola de Ensino Médio do município com 160 alunos (69,3% dos matriculados) com idades entre 14 e 19 anos. Eles foram avaliados por meio de questionários, onde 28,9% apresentaram sintomas depressivos, e, dentre eles, 76,6% foram estudantes autodeclaradas do sexo feminino. Além disso, 10% declararam apresentar pensamentos suicidas, atingindo a frequência máxima do questionário, ou seja, em quase todos os dias.
O que será feito
Foi verificada a necessidade de ações voltadas ao cuidado em saúde mental ainda na adolescência, com intervenções sobre a temática na escola. Para isso serão promovidas ações mensais na escola para tratar do tema, envolvendo os estudantes de Medicina da UCS, juntamente com os outros profissionais interessados. O trabalho será feito dentro da ação “Promoção da Cultura de Paz, Cidadania e Direitos Humanos”. O município também oferece apoio com psicólogos e psiquiatras.
Confira a matéria completa nas edições impressa ou digital do Diário desta segunda-feira, 8.
Leia também:
Herval tem primeira eleição com pleito 100% biométrico; há filas longas
Jair Bolsonaro ganha quase 60% dos votos em Dois Irmãos e Herval