Geral

Ibope e Datafolha desistem de divulgar pesquisas eleitorais

05/09/2018 - 08h35min

Atualizada em 05/09/2018 - 08h35min

País – Os dois principais institutos de pesquisa do Brasil, o Ibope e o Datafolha, tomaram decisões semelhantes, nesta terça-feira, diante do impasse que envolve a candidatura do ex-presidente Lula, barrado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas ainda sem substituto na chapa petista na disputa ao Planalto. Com dúvidas sobre o assunto, o Ibope desistiu de divulgar os dados de uma pesquisa já feita e o Datafolha disse que irá novamente a campo para verificar a intenção de voto dos eleitores brasileiros.

Em nota, o Datafolha informou que havia cancelado o registro de pesquisa que seria realizada de 4 a 6 de setembro. O registro da pesquisa para presidente foi feito na sexta-feira, antes do término da votação do TSE que vetou a candidatura de Lula, ainda na madrugada de sábado, dia 1º. “Como o questionário contemplava cenário com o nome do candidato impedido, o instituto decidiu não aplicá-lo.” O Datafolha registrou nova pesquisa, que será realizada e divulgada na segunda-feira, dia 10.

O Ibope, por sua vez, havia feito entrevistas entre os dias 1º e 3 de setembro. O instituto explicou que havia registrado no TSE, dia 29 de agosto, pesquisa eleitoral sobre a intenção de votos nos candidatos à Presidência. A pesquisa foi feita com dois cenários: com Lula e sem ele, mas com Fernando Haddad.

Com a decisão do TSE de excluir Lula, o Ibope não pesquisou o cenário com Lula, diferentemente do que constava do registro da pesquisa, aplicando apenas o cenário alternativo, tendo Haddad como candidato. Diante disso, o instituto pediu o aval do TSE para divulgação do resultado da pesquisa, mas não havia recebido ainda orientação, decidindo então não liberar os resultados.

Leia também:

Caminhoneiro saiu ileso no acidente em Picada Café

Copyright© 2020 - Grupo o Diário