Conecte-se conosco

Geral

Ladrões furtam sino de cerca de 250 quilos de capela em Araricá

11/04/2019 - 15h51min

A comunidade de Porto Palmeira, no interior de Araricá, no Vale do Sinos, foi surpreendida na tarde de terça-feira (9) durante um momento de oração na Capela São Pedro: o sino de bronze de cerca de 250 quilos, que ficava no alto da torre do local, havia sido levado.

Os membros da comunidade só descobriram o furto quando tentaram tocar o sino durante a reza.

O padre Éverton Lopes de Souza, da Paróquia São Luiz Gonzaga, de Sapiranga, é o responsável por celebrar as missas em Araricá. Segundo o sacerdote, o objeto foi comprado há mais de 20 anos após mobilizações da comunidade.

O sino de bronze tem entre 50 e 60 centímetros de altura e custo estimado entre R$ 15 mil e R$ 20 mil. Já a torre da capela tem entre 12 e 15 metros de altura.

De acordo com relatos de membros da comunidade, vizinhos ouviram ruídos na noite da última segunda-feira (8), mas acreditavam que tinham ouvido um barulho de pedras. A capela fica localizada em uma área rural, onde há poucos registros de crimes.

O padre Éverton Souza tentou registrar ocorrência no final da tarde de terça-feira, mas não conseguiu porque a delegacia de Sapiranga não tem funcionamento 24 horas.

— Nós nos sentimos totalmente sozinhos no mundo, porque, se roubam o sino de uma igreja, não tem nenhuma segurança. Chegar a uma delegacia e saber que só posso registrar a ocorrência no dia seguinte acaba desanimando. Parece que não temos ninguém a quem recorrer. Nossa esperança é que alguém veja algo, porque não se guarda um sino debaixo de uma carteira.

O boletim de ocorrência foi feito no começo da tarde de quarta-feira (10). Segundo o delegado Fernando Pires Branco, titular da Delegacia de Polícia de Sapiranga, diligências foram feitas na tarde de quarta em busca de suspeitos.

Fonte: GaúchaZH

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.