Geral
Maia quer apoio de ex-ministros para projetos de defesa do meio ambiente
O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), pediu o apoio de ex-ministros do Meio Ambiente de governos anteriores para construir projetos de defesa do setor que garantam o desenvolvimento econômico com respeito à preservação ambiental.
Nesta quarta-feira, 26, Maia recebeu antigos chefes da pasta, do governo Collor ao governo Temer e, também, entidades representativas da sociedade civil como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), entre outras.
Em documento entregue a Maia, eles pedem a suspensão da tramitação de todos os projetos que possam agravar a situação ambiental no País; a moratória para projetos que ameaçam a Amazônia, os povos indígenas e a biodiversidade; e a instalação de uma comissão especial para debater com especialistas os problemas do desmatamento e propor uma agenda ambiental para o País.
Os ex-ministros criticaram o que chamaram de “retrocesso nas políticas ambientais” e afirmaram que o Brasil vive uma “emergência ambiental”. Rodrigo Maia disse que a Câmara será instrumento de equilíbrio para evitar qualquer flexibilização na legislação ambiental.
“Estamos abertos para ouvir, para aceitar críticas, para promover modificações e que a Câmara possa ser instrumento de equilíbrio nesse processo, com a certeza que vamos na linha do desenvolvimento, mas do desenvolvimento que não vai contra a preservação do meio ambiente”, disse o presidente.
Fonte: Câmara dos Deputados