Conecte-se conosco

Destaques

Mara é reeleita com 80% dos votos em Herval

15/11/2020 - 18h06min

Atualizada em 16/11/2020 - 11h10min

(FOTO: Cleiton Zimer)

Por Cleiton Zimer

Santa Maria do Herval – Mara Susana Schaumloeffel Stoffel, que foi a primeira prefeita eleita de Herval, agora também é a primeira mulher reeleita para o cargo maior do município. De acordo com os dados do TSE ela se reelegeu com 3.553 votos contra 894 do adversário político Sérginho Bloufleur, o que representa uma reeleição com 79,90 % dos votos válidos.

“Isso representa a responsabilidade de continuar o trabalho, representa que esse trabalho foi reconhecido nas urnas. Estou muito grata, muito feliz, e no ano que vem o trabalho vai continuar e com certeza vamos conquistar muito mais”, disse Mara, emocionada.

Filha de agricultor, ela é casada, mãe de dois filhos e empresária no Teewald. Mara está na política há 33 anos. Já aos 18 anos se filiou a um partido e, somente em 2012 concorreu a um cargo político, sendo, na ocasião, a vereadora mais votada pelo PDT e, assim, assumiu a presidência no primeiro ano da legislatura. Quatro anos depois se candidatou à prefeita ao lado do seu vice Gilnei Capeletti, na época PT, vencendo a corrida contra o ex-vice-prefeito Adriano Lechner.

Política correndo na veia.

Mara vem de uma família com tradição na política do município, sendo neta e sobrinha de vereadores. Em uma recente entrevista ao Diário, enfatizou que a política possui um viés familiar para ela, tendo influência por parte de seu avô Willy Fernando Schaumloeffel que foi vereador de São Leopoldo e, também, seus tios.

Na entrevista Mara recordou que quando tinha 25 anos já havia sido convidada para concorrer à vereadora, porém, na época, optou por dar prioridade ao seu empreendimento e à família, pois tinha uma filha pequena. Já em 2012 sentiu que estava estável e com a família constituída e iniciou sua carreira política.

Seu vice, Gilnei Capeletti, o Chilo.

Mara se reelegeu ao lado de Gilnei Capeletti, agricultor, casado e pai de um filho. “É uma alegria muito grande pelo reconhecimento da população de Santa Maria do Herval. Não medimos esforços durantes esses quatro anos de Mara e Chilo para atender todo mundo e, esse trabalho precisa continuar. Santa Maria do Herval ainda precisa de muito e, nós, com certeza, estamos dispostos para trabalhar por mais quatro anos. Mara e Chilo farão ainda mais agora com esse grande reconhecimento pelo nosso trabalho”, disse, vibrando com o resultado e agradecendo os hervalenses dizendo que “agora a responsabilidade aumenta ainda mais”.

A história política de Gilnei começou em 1993, aos 22 anos, quando se filiou ao PT fazendo parte do partido por 26 anos, se filiando ao MDB no ano passado. Em 2000 concorreu pela primeira vez a vereador, mas não conseguiu se eleger devido à legenda, apesar de ter sido o mais votado do partido.

Em 2004 novamente se candidatou, ficando como suplente, mas, dessa vez, sua coligação venceu e, nesse período, assumiu a Secretaria de Agricultura. Em 2008 se candidatou a vereador novamente e, dessa vez se elegeu, sendo o candidato mais votado da coligação, porém, a majoritária da qual fazia parte perdeu a eleição. A mesma situação se repetiu em 2012.

Após oito anos como vereador, em 2016 se elegeu vice-prefeito de Herval ao lado de Mara Stoffel e, agora, se reelegeu ao lado da mesma.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.