Destaques

Matinho da Prefeitura: do abandono aos planos de revitalização

18/10/2018 - 10h54min

Estância Velha – O incêndio que atingiu uma área privada ao lado do Matinho da Prefeitura e, por pouco, não atingiu a área preservada, abriu a discussão sobre o abandono que o local vivia já há algum tempo. O ambiente, antes utilizado para lazer e estudo, já não recebia visitantes e estava mal cuidado.

A Área de Preservação Ecológica Leopoldo Alberto Baeckel, segundo o secretário de Meio Ambiente e Preservação Ecológica, Edenilson Klaus, não recebeu devida atenção durante antigas gestões, mas a ida é melhorar o trabalho agora.“Ele estava esquecido, nós começamos a trabalhar nele quando assumimos e temos pretensões de melhorar a área”, afirma.

O local conta com quase quatro hectares de terra, toda a área é preservada e conta com diversas espécies de árvores nativas, além de fauna. Um tanto esquecido, moradores mais antigos da cidade, afirmam que hoje a área está com bancos deteriorados e lixeiras de coleta seletiva quebradas e pichadas e tem sido utilizada por usuários de drogas.

Ideia é voltar a usar o local

Nos planos da secretaria, o Matinho da Prefeitura deve passar por revitalização e voltar a ser utilizado pela população e pelas escolas. “Estamos cercando, colocando algo de concreto, duradouro. Começamos aumentando a segurança para quem frequentar e para os moradores”, diz o titular da pasta.

O primeiro passo, segundo Edenilson, é o cercamento de todo o perímetro da área preservada, com a colocação de um portão que será fechado durante a noite. Também será instalada iluminação no local. Depois, as árvores serão identificadas – as espécies já foram catalogadas. “Não vai dar para fazer churrascos lá, por exemplo, mas trilhas e estudos da flora e da fauna sim”.

*Confira a matéria completa na edição de hoje do jornal O Diário

Copyright© 2020 - Grupo o Diário