Geral
Mesmo pequena, Nova Petrópolis se mostra aberta ao público LGBT
Nova Petrópolis – Nesta quinta-feira, 17, é comemorado o Dia Internacional Contra a Homofobia. Diante disto, Nova Petrópolis, que é uma cidade turística e que recebe pessoas do mundo inteiro durante os 365 dias do ano, entre elas o grupo LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros), mostra ser um município aberto e receptivo a toda e qualquer pessoa, independente do sexo, raça, cor e religião. Assim classificam as pessoas que vivem na região. Uma delas é Carolina Goelzer, 33 anos, que é assumida em Nova Petrópolis há mais de 10 anos.
Aceitação
De acordo com Carolina, que namora há dois anos Ana Cláudia, 25 anos, foi um peso que ela tirou das costas após se aceitar e se assumir. “A parte da aceitação foi a mais complicada, acredito que pela forma como a gente é criado na sociedade. Mas isso vem mudando já há alguns anos”, comenta Carolina. Para o turista Alex Medeiros, 29 anos, morador de Brasília, que é gay e esteve em Nova Petrópolis há uma semana junto com o seu namorado Fábio de Castro, 33 anos, o município se mostrou muito receptivo às pessoas de fora da região. “Já fui duas vezes e pretendo ir mais. É um local pequeno e aconchegante. Notei que as pessoas não são de se intrometer na vida uma das outras”, disse Medeiros.
Turismo
Segundo a Secretaria de Turismo, que não possui estatísticas da quantidade de turistas que visitam o município durante o ano, o respeito é a base de tudo. Conforme relatou o secretário adjunto do órgão, Gilnei Mücke, Nova Petrópolis lida muito bem com a diversidade, atendendo a todos os públicos sem fazer distinções. “A base é construída ao longo da vida de cada cidadão, iniciada em casa, complementada na escola e consolidada a partir do momento em que o indivíduo entende o seu papel dentro da sociedade. A partir do momento em que entendemos que somos únicos e que devemos respeitar o próximo é muito mais fácil lidar com as diferenças”, comentou o secretário adjunto.
Calendário Oficial
O Dia Internacional Contra a Homofobia é comemorado em 17 de maio em homenagem à data em que o termo “homossexualismo” passou a ser desconsiderado e a homossexualidade foi excluída da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 17 de maio de 1990. No Brasil, esta data está incluída no calendário oficial do país desde 2010.
Leia também:
Prefeitura terá que reservar quase R$ 900 mil para pagar conselheiros tutelares