Conecte-se conosco

Geral

Ministério Público investiga morte de bebê de dois meses

17/10/2019 - 18h41min

As causas da morte de um bebê de dois meses, no Hospital de Portão, serão investigadas pelo Ministério Público (MP). Segundo familiares da criança, falecida no último dia 30 de setembro, o principal motivo seria a falta de pediatria no local.

Informações do hospital dão conta de que a criança, identificada como Sofia Fraga, teria dado entrada na emergência às 22h. Após a chegada, ela teria esperado cerca de 30 minutos pela triagem, onde teve seu estado de saúde classificado como urgente e atendida pelo único médico plantonista na instituição de saúde naquele momento.

A criança teve uma parada cardiorrespiratória a não resistiu, mesmo com uma tentativa de reanimação. Serão analisadas as câmeras de segurança para confirmar a versão contada pelo hospital. A promotoria de justiça de Portão acredita que tanto o hospital quanto a prefeitura têm a responsabilidade de evitar que qualquer morte ocorra. A hipótese trabalhada pelo MP é de que houve negligência e omissão do poder público em relação à saúde.

O município de Portão não conta com atendimento pediátrico 24 horas pelo SUS. Todos os sete postos de saúde possuem pediatria, mas funcionam em horários limitados e mediante entrega de fichas ou agendamento. O MP recomendou a contratação emergencial de um pediatra para atender a demanda do município.

O corpo de Sofia foi levada ao Instituto Médico Legal (IML) em Porto Alegre. O laudo da perícia ficará pronto em cerca de 30 dias. A conclusão da investigação poderá determinar o arquivamento do processo ou denúncia dos responsáveis. A Polícia Civil de Portão também abriu inquérito para investigar o caso.

 

Fonte: Zero Hora

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.