Geral
Mistério rondando o Kerb
Ivoti terá o seu tradicional Kerb em janeiro de 2021? Será um evento virtual? Ou será adiado para sabe-se lá quando? Ou a pior das hipóteses, que seria o cancelamento… São questões de resposta muito difícil neste momento. Por dois motivos:
MOTIVO 1
A primeira razão do mistério é que o Kerb tem sim chances de ser realizado em janeiro de 2021. Logicamente haveria restrições. Só que ainda seria muito melhor que qualquer uma das outras opções. E por que eu vejo que há chances? Porque estamos em um momento de consecutivas liberações, sem que isso represente o agravamento da pandemia. No fim de semana o governo do Estado liberou cinemas, teatros e “eventos de grande porte”. O Kerb é um evento de grande porte, não há dúvidas. Mas nessa liberação do governador, num primeiro momento, todo o público precisa ficar sentado. Não combina muito com o Kerb, mas já é alguma coisa. O Natal é outro parâmetro bem importante. Há municípios aqui perto que terão programação presencial. E o Natal acontece poucos dias antes do Kerb de Ivoti. No Paraná já tem bailes acontecendo desde 1º de outubro. Tudo isso deve estar causando muita indecisão nas autoridades. O cancelamento de eventos tem sido a coisa mais normal nos últimos meses. Não é preciso nem dar muitas explicações. É só cancelar ou dizer que terá algo pela internet. E pronto. Então, se fosse para cancelar o Kerb, isso já teria acontecido.
RAZÃO 2
A segunda razão é a eleição municipal. Não que a votação do próximo dia 15 de novembro atrapalhe a programação de janeiro de 2021. Mas a eventual troca de governo teria bastante interferência. Por isso, eu imagino que a definição sobre o Kerb 2021 só sairá mesmo depois da eleição, quando já saberemos quem será o prefeito a realizá-lo. Ou a cancelá-lo.
SEM DEBATE
Na quinta-feira, dia 8, o Grupo Sinos organizou um debate entre os candidatos a prefeito de Ivoti. Só que não houve debate, pois só um candidato se fez presente: Martin Kalkmann (PP). Sem a possibilidade de debate, foi feita uma entrevista com o candidato presente.
PROJETO CURTA CULTURA
Na sexta-feira a Prefeitura publicou o edital com o regulamento do projeto “Contra Cultura”, que já está com inscrições abertas. O programa faz parte da lei federal de emergência cultural Nº 14.017, também conhecida como Lei Aldir Blanc. Podem ser inscritos projetos nas seguintes áreas: artes cênicas, literatura, música, dança, artes plásticas/visuais, artesanato e formação técnica. Como na maioria dos editais públicos, há toda uma burocracia a ser obedecida. E muitos prazos. As inscrições precisam ser feitas até o dia 25 de outubro. A análise acontecerá no dia 26 e os resultados sairão dia 27. Recursos precisam ser apresentados até o dia 28 e os resultados destes sairão dia 29. O resultado final em 30 de outubro. Em novembro e dezembro acontecerão as apresentações dos projetos selecionados.
Francis Jonas Limberger, colunista interino
[email protected]