Geral
Morro Reuter cria o SIM e agora produtores vão poder comercializar queijos e linguiças
Morro Reuter – Será implantado em Morro Reuter o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), conforme lei 1830, aprovada dia 19 de abril, pela Câmara de Vereadores. A lei dispõe sobre os serviços de inspeção sanitária e industrial dos produtos de origem animal e vegetal e garantirá maior segurança, qualificação e eficiência dos produtos que vão para o consumidor, e que receberão um selo de identificação. Na foto, a prefeita Carla Chamorro, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Pedro Becker, produtores locais e vereadores, durante a apresentação e aprovação do projeto.
Leia mais:
“O SIM qualificará a produção e será um incentivo aos produtores rurais e agroindústrias, que poderão comercializá-los dentro do município. Também será uma segurança ao consumidor, que ao ver o selo de identificação, terá a certeza de que aquele produto tem procedência e foi fiscalizado”, destaca a secretária de turismo, Indústria, Comércio, Agricultura e Desporto, Sônia Feldmann. Ela observa que no momento a prefeitura está na fase de criação e estruturação do serviço, que depende da contratação de um veterinário (em concurso público que será realizado em 27 de maio). Esse profissional coordenará o trabalho, junto aos agentes sanitários, que realizarão as inspeções.
Sônia destaca ainda que, paralelamente ao SIM, será implantado o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF), programa estadual que garantirá a comercialização dos produtos locais para todo o Estado.