Destaques
Na Missa de Natal, Polícia Civil faz segurança em frente à Igreja vandalizada em Herval
Por Cleiton Zimer
Santa Maria do Herval – A Santa Missa de Natal foi diferente de todas as outras na manhã deste sábado, 25, na Comunidade Santíssima Trindade da localidade de Padre Eterno Baixo. Fiéis que foram na celebração se depararam com uma viatura e um policial civil em frente ao templo. Apesar da cena incomum, a ação foi elogiada pelos moradores depois que a Igreja foi alvo de vandalismo nesta semana, cujo episódio destruiu a Árvore de Natal montada de forma voluntária pela própria comunidade -, o ato repercutiu regionalmente gerando revolta e, também, temor.
A presença da Polícia Civil fortificou a sensação de segurança e permitiu que os fiéis tivessem uma celebração de Natal sem medo, já que havia receio do que poderia vir a acontecer. “Se o vândalo teve a capacidade de destruir uma árvore de Natal, o que mais pode fazer? ”, disse um morador.
A barbárie foi vista na tarde de terça-feira, 21, quando um integrante da comunidade – já com informações de que algo estava errado – foi na Igreja e, ao entrar, constatou a árvore sobre o chão. Estava evidente que não caiu por si só, pois as peças do presépio foram removidas para o outro extremo do templo, de forma a não serem quebradas – supõe-se, ao menos.
Uma corda que segurava a árvore foi rompida. Da forma como a cena do crime foi encontrada pôde notar-se que o pinheirinho foi “puxado”.
No local foram deixadas peças semelhantes a ovos de páscoa, coloridas, que não são da Igreja e não estavam lá anteriormente. A água que estava na lata que segurava a árvore escorreu por entre os bancos, até no meio do corredor – sujando o local que já estava preparado para a celebração de Natal deste sábado, 25.
Nada foi levado
Até aonde a comunidade conseguiu verificar nenhum item chegou a ser subtraído. O único alvo do vandalismo foi a árvore e não há sinais de arrombamento na Igreja. A Brigada Militar do município esteve no local logo após o comunicado e, na manhã de quarta-feira, 22, uma ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia Civil de Santa Maria do Herval que apurará as circunstâncias do ocorrido e, da mesma forma, se fez presente na manhã deste sábado, 25.
Tristeza e revolta
Muitos dos voluntários que ajudaram a montar a árvore na manhã do sábado anterior, 18, foram rapidamente na Igreja ao saberem do ocorrido, inclusive alguns em lágrimas, sem acreditar, sem entender e, claro, revoltados.
A comunidade já têm suspeitas de quem possa ter cometido o ato – possivelmente alguém em surto psicótico –, mas no local não há câmeras que possam comprovar e, por este motivo, informações sobre isso não podem ser divulgadas e serão apuradas pela polícia.
Apesar de o ato não caracterizar algo de viés criminal, o impacto e a repercussão foi gigante. Dos que foram ao local no início da noite de terça-feira ninguém tinha ideia de possível motivação – já que não há quem possa ser atingido por isso diretamente, se não, toda a comunidade.
A força da comunidade prevaleceu
Logo após a notícia ser divulgada a revolta tomou conta não só da cidade, mas da região. Mas apesar da tristeza a força da comunidade – que sempre é unida – prevaleceu, e o Natal foi celebrado. Na noite de quarta-feira, 22, uma nova Árvore de Natal foi montada, toda a Igreja limpa com a ajuda de muitas pessoas.
“Nós como cristãos de fé não deixaremos
que esta situação abale nosso espírito natalino”
A pedido da reportagem, a comunidade emitiu uma nota sobre o vandalismo na quarta-feira. Confira, abaixo:
” É difícil descrever a angústia e tristeza que sentimos ao nos depararmos com aquela cena. Nós nos dedicamos por uma manhã inteira para poder deixar nossa igreja preparada para o Natal, foi uma manhã divertida recheada de alegria e cooperação. O Natal é uma época linda a qual preparamos nosso coração para celebrar a chegada de Jesus Cristo em nosso mundo, a Árvore de Natal simboliza a VIDA e nós como cristãos de fé não deixaremos que esta situação abale nosso espírito natalino, é hora de nos unirmos mais em comunidade e com muita oração e trabalho vamos reerguer nossa Árvore a tempo para a missa de Natal“.