Destaques

“Não temos como manter gastos sem rendimentos”, destaca a prefeita Mara de Santa Maria do Herval

27/03/2021 - 10h56min

Prefeita Mara Stoffel - PDT (FOTO .: Cleiton Zimer / arquivo)

Por Cleiton Zimer

Santa Maria do Herval – A pandemia faz parte das nossas vidas há mais de um ano. Ao contrário do que se pensava lá no início, onde se calculava que o cenário ficaria mais tranquilo com o passar do tempo, os desafios estão aumentando dia após dia. Diante das novas variantes do vírus a doença ficou ainda mais severa e os casos dispararam atingindo até mesmo pessoas jovens e sem qualquer comorbidade. Restrições foram adotadas na tentativa de conter a propagação do vírus e desafogar o sistema de saúde, mas, em consequência disso, a economia foi ainda mais fragilizada; comerciantes e prestadores de serviços que ainda estão de pé sofrem com incertezas diárias.

Entre o que vem de cima e as necessidades da população estão os prefeitos. São eles que estão próximos à comunidade e sentem na pele os extremos entre um sistema de saúde colapsando e uma economia que precisa girar para não decair. Cabe a eles, dessa forma, buscar um ponto de equilíbrio. Como fazer isso?

Trabalho de conscientização

A prefeita de Santa Maria do Herval, Mara Stoffel (PDT), comenta que ser gestor nessa situação não é uma tarefa fácil. “Manter um controle da pandemia junto à população certamente não é simples”. A chefe do Executivo afirma que estão seguindo todos os protocolos sanitários, sem medir esforços para manter o Ambulatório 12 de Maio abastecido com medicamentos, testes e profissionais para atender a demanda e, ainda, fiscalização para orientar a população, além do comitê que possui um papel importante nesse momento.

“Tudo isto está relacionado para que tenhamos o menor fluxo possível de pessoas com Covid. O grande fator neste contexto e a conscientização do indivíduo que é a forma mais efetiva de enfrentar tudo isso”. Ela defende que o que é considerado “não essencial” pelo decreto estadual não é o disseminador do vírus. “Precisam trabalhar”.

Anseio por flexibilização

Mara complementa dizendo que, no momento, a flexibilização é o anseio de todos e que a economia precisar girar para manter o fluxo de caixa tanto no setor privado como no público. “Não temos como manter gastos sem rendimentos”. Segundo ela, em um ano a falta desses rendimentos tem impactado nos cofres públicos. “E, como ter rendimentos se não temos a população saudável? São extremos em que manter o equilíbrio é difícil”.

A prefeita conclui dizendo que o conjunto de ações com a população, para que as orientações sejam seguidas, são adequações que se fazem necessárias para conter a propagação da doença. “E acredito que a vacina é a solução para que todos possam trabalhar com saúde”.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário