Geral
No Brasil, 148 pessoas morrem por dia por conta de erros médicos
País – Um estudo do Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) e pelo Instituto de Pesquisa Feluma, mostrou que 148 pessoas morrem diariamente no Brasil devido erros em hospitais públicos e privados. Em 2017 – ano base da pesquisa – foram 54.076 pessoas que perderam a vida.
O estudo revela que as mortes por erros se aproximam do número de pessoas que perdem as vidas por motivos violentos e intencionais – que é de 175 por dia. As mortes por imperícia médica ou negligência dão, ainda, um prejuízo de mais de R$ 10 bilhões ao sistema privado. Para o sistema público o estudo não foi capaz de mensurar. Ainda sim, o estudo afirma que o número é subestimado e a falta de transparência impede a comparação entre os prestadores.
O documento apresentado pelos institutos se refere as mortes como “eventos adversos graves” e lista como exemplos infecção generalizada, pneumonia, infecção urinária, infecção do sítio cirúrgico, complicações com acessos e dispositivos vasculares. Erro no uso de medicamentos e complicações cirúrgicas, como hemorragia, também foram apontados.
LEIA TAMBÉM
Dono de desmanche é preso em flagrante por crime ambiental em Estância Velha
Governo inicia pagamento dos salários de terceirizados do Samu
Prefeito de Ivoti quer reduzir os gastos com energia elétrica