Coluna Nova Petrópolis
Nova Petrópolis: 4h da madrugada, compra de vacinas, vereadores, os importantes e reunião com os vereadores
Raul Petry – colunistas@odiario.net
4H DA MADRUGADA
Sábado passado teve vacinação com carros no Centro de Eventos. Segundo a Prefeitura, cerca de 370 idosos foram vacinados em menos de três horas. O primeiro carro que entrou no Centro de Eventos às 8h já estava lá às 4h da manhã. É aquele tipo de precaução muito comum entre os brasileiros. Madrugar na fila para garantir o recebimento de um serviço público. Mas neste caso, a prática tem mostrado que para a vacinação contra a Covid-19 não há necessidade dessa correria toda. Claro que o ritmo poderia e deveria estar muito mais acelerado. Mas esse é um problema geral, do país inteiro. Em Nova Petrópolis, até agora, nenhum idoso ficou sem a vacina porque o estoque já havia acabado. No sábado mesmo, os idosos que deixaram para ir ao Centro de Eventos por volta das 10h não precisaram esperar muito mais que alguns minutos na fila.
COMPRA DE VACINAS
O ritmo da vacinação poderia e deveria estar mais acelerado, é verdade. Mas também é verdade que nas duas últimas semanas houve uma melhora considerável. E a promessa é de que a vacinação acelerará ainda mais. Tem gente apostando que até a semana que vem todos os idosos de Nova Petrópolis estarão vacinados, pelo menos com a primeira dose. E bastou que o ritmo da vacinação melhorasse um pouco para que os projetos de compra de vacinas desaparecessem da pauta dos políticos. Venho alertando para isso desde que começou a se falar em aquisições de vacinas nos estados e municípios. É pura distração. Uma campanha de vacinação como essa, marcada pela grande urgência, funciona muito melhor se avançar uniformemente em todo o território nacional. Muito melhor assim. Não teria muito sentido vacinar as pessoas de um município e deixar o vizinho entregue ao vírus.
VEREADORES, OS IMPORTANTES
A Câmara de Vereadores também precisou mostrar algum tipo de posicionamento oficial para os empresários que protestaram no fim de semana. Na nota oficial publicada ontem de manhã, o Legislativo reitera a importância do seu trabalho na aprovação dos projetos. É assim: o Executivo decidiu prorrogar os prazos dos impostos, mas isso só foi possível porque os vereadores aprovaram. Somos levados a crer que sem os vereadores não teria havido a prorrogação dos prazos dos impostos. Qualquer projeto importante só vai adiante por causa dos vereadores. Ainda bem que existem os vereadores! Somos realmente muito privilegiados (contém ironia).
REUNIÃO COM OS VEREADORES
Hoje às 9h acontece uma reunião entre os empresários e os vereadores. Seria na Câmara de Vereadores, mas tiveram que fazer no Restaurante Torquês, por causa do espaço. Dezenas de empresários prometem participar. Se um prefeito não pode mudar as restrições impostas pelo Estado, que dirá os vereadores… O esforço e a disponibilidade sempre são válidos, mas alguma solução dificilmente sairá desta reunião. A menos que os vereadores consigam convencer os empresários a recuar.