Conecte-se conosco

Destaques

Nove Colônias está perto de ter uma queijaria artesanal

30/11/2018 - 20h24min

Nova Petrópolis – Premiado com medalha de prata e bronze na maior competição de queijos artesanais do país, o IV Prêmio Queijo Brasil, o produtos Marcos Seefeld, de Nove Colônias, vê se aproximar a inauguração de sua agroindústria. No empreendimento ele fabricará dois tipos de queijo artesanal com o leite produzido na propriedade, dando sequência a uma tradição de décadas da família.

Quando tinha 13 anos, o avô de Marcos, Werno Seefeld, trabalhou na queijaria que funcionava junto à Casa de Pedra, também em Nove Colônias. “Isso foi lá pelas décadas de 1940 ou 1950, quando a ainda funcionava um comércio na Casa de Pedra”, comenta o neto. A casa comercial fechou o Werno se casou, indo morar na propriedade em que a família vive e trabalha com gado leiteiro até hoje. Posteriormente, Marcos aprendeu o ofício da produção de queijos com o avô.

“A família seguiu fazendo queijo por décadas, mas nunca era legalizado”, acrescenta o produtor. Atualmente a família possuiu 24 vacas e cultiva boa parte da alimentação do rebanho. Além de Marcos, o negócio envolve o trabalho da mãe dele e do padrasto. São produzidos em torno de 650 litros de leite por dia. Em torno de 95% deste volume é destinado à Cooperativa Piá. Com o resto, Marcos fabrica queijos sob encomenda.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.