Destaques
Operação da BM e GM apreendeu 79,7 kg de maconha em Estância Velha, em casa tomada pelo tráfico
Em ação conjunta a Brigada Militar e Guarda Municipal prenderam quatro pessoas por suspeita de tráfico de drogas
Estância Velha – Na tarde desta segunda-feira, 19, em uma ação conjunta entre a BM de São Leopoldo e de Estância Velha, a GM local e o setor de inteligência do CRPO/VRS, foram detidas três mulheres e um homem, suspeitos de fornecerem maconha para pontos de tráfico do bairro Rincão.
As mulheres E.B.M. de 23 anos e D.M.K.T. de 25 anos foram detidas no interior da Chácara dos Leões, na Rua Um nº 1433, em São Leopoldo. Simultaneamente na Rua São Cristóvão nº 691, bairro Rincão em Estância Velha, foi detida a jovem D.S.P. de 23 anos e o homem L.F.E. de 26 anos. O casal preso possui antecedentes criminais, já as mulheres detidas em São Leopoldo não possuem.
Em poder do grupo foi apreendida a quantia de 79,7 kg de maconha e duas balanças de precisão, além de aparelhos celulares e um veículo GM Celta de Cor Vermelha, com placas de Imbé. A BM local já vinha recebendo informações, através de denúncias anônimas de pessoas do bairro e arredores, sobre a existência de um possível depósito de drogas no logradouro.
Os policiais destacam que o grupo havia acabado de armazenar a droga em São Leopoldo, quando foram surpreendidos pela Brigada Militar. O casal D.S.P. e L.F.E. deixou o local as pressas, a bordo do carro apreendido, na tentativa de esconder no bairro Rincão, em Estância Velha, porém foram detidos por guarnições da BM e GM local.
A policia acredita que a droga tenha saído do bairro Rincão, onde possivelmente vinha sendo armazenada pelo grupo. O material apreendido está avaliado em aproximadamente R$ 150 mil.
Os Manos – A BM local informou ainda que um integrante da facção Os Manos, que está preso, determinou a tomada de uma casa no Bairro Rincão, de um cidadão, alegando que um parente dele teria dívidas de drogas. Portanto, há cerca de dois meses os moradores e o proprietário da residência foram despejados, mediante ameaças de morte e de incêndio criminoso. Relatos da BM destacam que iriam colocar fogo na casa com as pessoas dentro. Desta forma, as pessoas saíram e os traficantes ocuparam o local.
Através de inúmeras denúncias anônimas, a BM tomou conhecimento dos fatos, passou a monitorar o local e as movimentações. A partir de diversas e importantes informações, a polícia descobriu que estavam usando a casa para guardar e fracionar drogas, além de distribuir na região. A BM garante que esta prática já foi usada por três ou quatro diferentes oportunidades, mas sempre resultou na prisão dos criminosos. Os policias asseguram que estarão prontos a impedir estas ações de facções em tomar casas para ocupar para o tráfego. E a colaboração da comunidade nas denúncias é fundamental.