Conecte-se conosco

Geral

Pediatra de Dois Irmãos reforça que a doença Mão-Pé-Boca deve ser prevenida

28/10/2021 - 06h50min

Atualizada em 10/11/2021 - 17h07min

Médico Pediatra Jorge A. P. Pereira

Médico reforça que não se deve compartilhar brinquedos e utensílios de almoço

Por Carla Fogaça

Dois Irmãos – A doença é uma infecção viral contagiosa e afeta principalmente crianças menores de 5 anos. Suas características são pequenas feridas avermelhadas na cavidade oral, mãos e pés. Recentemente houve um surto da doença na região, tendo o maior pico, em Dois Irmãos, na semana passada. Segundo o médico pediatra Jorge A. P. Pereira, neste período de alta da síndrome, somente ele, chegou a realizar 10 atendimentos por dia em crianças com o vírus.

De acordo com a Secretaria de Saúde do município, os casos do vírus ainda tem surgido, embora em número reduzido se comparar ao início do surto da doença. Segundo a secretária de educação Denise Maria Maldaner, os cuidados com a higiene é a melhor maneira de evitar a doença. “Nas escolas, estão sendo tomadas todas as medidas de higiene necessárias, como lavagem frequente das mãos, boa higienização dos alimentos, ambientes ventilados, além afastar as pessoas contaminadas de suas atividades de trabalho e escola, até o desaparecimento dos sintomas”, explica.

Segundo o pediatra, não existe vacina para evitar a doença e o importante é prevenir. “O mão-pé-boca é causado pelo vírus Coxsackie, que habita no sistema digestivo. Sua contaminação se dá pela saliva, secreções e fezes, por isso, é importante que seja evitado o compartilhamento de talheres e brinquedos, além, de lavar bem as mãos”, salienta.

Tratamento da doença

Ainda segundo o Dr. Jorge, não tem remédio para tratar o vírus, ele vai embora sozinho em 7 ou 10 dias. O que se faz é tratar os sintomas, como: utilizar pomadas próprias para amenizar as coceiras, tratamento para as aftas e lesão bucal, evitar alimentos que contenha sal e os mais ácidos.

Sintomas do mão-pé-boca

O período de incubação da doença é de 7 dias, após, os sintomas começam a surgir, que são eles: febre alta por dois dias, lesões nas mãos, pés e na boca, dificuldade para se alimentar.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.