Geral
Polícia Civil desarticula quadrilha que roubava e enviava veículos para outros estados
Caxias do Sul – Agentes da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) prenderam nesta sexta-feira (8) e sábado (9), em flagrante, três integrantes de uma quadrilha. De acordo com as investigações conduzidas pelo delegado Adriano Linhares, o grupo era investigado pelo cometimento de diversos roubos na Região Serrana e também em outras Regiões do Estado.
O grupo aliciava as vítimas em grupos ou sites de vendas de veículos, demonstrando interesse em adquiri-los e atraindo estas para um local onde eram rendidas e mantidas em cativeiro até que os veículos chegassem ao destino pretendido pelos criminosos. Foram presos na sexta Danrlei Pereira da Silva, 24 anos, e Luciano de Oliveira, 29. Já no sábado foi detido Thaules Eduardo Pereira Rodrigues.
Na quinta-feira (7), o grupo fez duas novas vítimas, oriundas da cidade de Santa Maria, as quais transportavam um trator marca Case, negociado pela internet. Ao chegarem à cidade de Farroupilha, as vítimas foram rendidas por dois dos criminosos, que as colocaram em um veículo pertencente a um dos integrantes do grupo.
Enquanto isso, um comparsa passou a dirigir o caminhão (placas ISP 3227) que transportava o semirreboque (placas LVO 1055) onde estava o trator (placa IVS 2562)a fim de levar os equipamentos a outro Estado. As vítimas foram levadas a um cativeiro localizado no interior de Ana Rech, onde permaneceram por aproximadamente 27 horas em poder dos criminosos.
A equipe da DRACO, logo após receber informações deste crime, ainda na quinta, passou a diligenciar, localizando o cativeiro na manhã de sexta-feira. Porém, as vítimas e os criminosos não se encontravam mais no local, onde foi apreendido o CRLV do trator roubado.
Após a localização do cativeiro, a equipe conseguiu identificar dois integrantes do grupo, Danrlei e Luciano, fazendo a prisão deles na Rua Antônio Augusto de Oliveira, no bairro Fátima, em Caxias do Sul. Na residência de Danrlei foram encontrados coletes balísticos, munições e pertences da vítima.
A dupla foi reconhecida pelas vítimas como autora do roubo, e foram encontrados diversos objetos, dos quais se destacam um aparelho bloqueador de sinal e uma “raquete” utilizada para verificar se os veículos roubados possuem GPS. Já neste sábado (9), a DRACO conseguiu localizar e prender o terceiro integrante da organização criminosa, Thaules, que possuía em sua posse dois aparelhos celulares e um cordão de ouro, roubados das vítimas, além de um rádio HT e touca ninja, dentre outros objetos.
A Polícia Civil acredita que a divulgação das fotos dos investigados possibilitará o reconhecimento por outras vítimas, que ocasionará a responsabilização dos criminosos, bem como identificação dos demais integrantes da organização. As autoridades alertam para que as pessoas tenham cuidado com ofertas de compras e vendas feitas por meio de sites, já que podem esconder a realização de golpes.
Após os procedimentos de praxe, os presos foram encaminhados ao sistema penitenciário, e colocados à disposição da Justiça.