Geral
Polícia Federal fiscaliza empresas de segurança privada na região
Estado – Nesta sexta-feira, a Polícia Federal, com o apoio da Brigada Militar, realizou ações de fiscalização de empresas de segurança privada em 14 municípios gaúchos.
Na região do Vale do Sinos, foram realizadas ações em São Leopoldo e Campo Bom. Ainda foram fiscalizadas empresas de Porto Alegre, Gravataí, Bagé, Caxias do Sul, Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Itaara, Santa Maria, Carazinho, Santa Rosa, Santo Ângelo e Santana do Livramento.
No Rio Grande do Sul, 40 policiais federais fiscalizam 30 empresas de vigilância. Em Porto Alegre, a Polícia Federal, com apoio do GSVG da Brigada Militar, encerrou as atividades de uma empresa irregular. Na sede da empresa, foram apreendidos dois simulacros de arma de fogo, munições, algema e uniformes.
Operação nacional
A Operação Segurança Legal IV aconteceu em âmbito nacional e visa coibir o exercício ilegal da atividade de segurança privada, seja por empresas irregulares, seja por pessoas não capacitadas para garantir a segurança nos estabelecimentos comerciais e em locais de acesso público.
A operação ocorre simultaneamente nos 26 estados da federação e no Distrito Federal, envolvendo o trabalho do órgão central e de mais de 95 unidades de Polícia Federal distribuídas por todo o território nacional. Ao menos 318 empresas de segurança e estabelecimentos estão sendo fiscalizados.
Os prestadores de serviços de segurança privada fiscalizados deverão comprovar sua regularidade, bem como o emprego exclusivo de vigilantes devidamente treinados e capacitados para a atividade.
As empresas flagradas atuando de maneira irregular estarão sujeitas ao encerramento das atividades e às demais sanções legalmente previstas.