Geral
Polícia monta cerco em São Sebastião do Caí
A Polícia Civil montou uma operação para localizar o suspeito de matar um agente durante uma ofensiva contra uma facção criminosa ligada ao tráfico de drogas e a homicídios, no limite São Sebastião do Caí e Pareci Novo, a cerca de 60 quilômetros de Porto Alegre. Leandro de Oliveira Lopes, de 30 anos, foi morto na manhã desta quarta-feira (2).
Helicópteros ajudam nas buscas. Há pontos de bloqueio ao longo da ERS-124. “É um dia muito triste para nós. A ideia nunca é perder ninguém. A ideia sempre é a gente ir para as operações e todo mundo voltar são e salvo”, diz o chefe da Polícia Civil, delegado Emerson Wendt,
Segundo a polícia, um dos suspeitos vivia há três anos disfarçado como agricultor na região. Ninguém suspeitava que a casa era um esconderijo dos criminosos. Agora, o imóvel na área rural serve de base para a operação da polícia em busca dos suspeitos.
Valmir Ramos, de 41 anos, foi preso em novembro de 2016 com quase meia tonelada de maconha na BR-116. Ele conseguiu fugir de dentro de uma delegacia em São Leopoldo.
Na ocasião, ele e um comparsa arrombaram a cela e fugiram pelos fundos. Foi aberta uma sindicância para apurar as circunstâncias da fuga, mas a perícia ainda não foi concluída. O outro suspeito não foi identificado.
A morte do policial civil
Era por volta de 6h quando os criminosos reagiram ao cumprimento da ordem de prisão e atiraram contra os investigadores. Leandro usava colete à prova de balas, mas acabou atingido. Ele foi socorrido, mas não resistiu. Os dois suspeitos conseguiram fugir pelos fundos do sítio.
“Quando os policiais se aproximaram, infelizmente foram recebidos a tiros. Revidaram, obviamente, mas um desses tiros teria acertado o policial Leandro, que infelizmente, apesar de ter sido conduzido às pressas ao hospital, acabou não resistindo aos ferimentos e morreu”, disse o diretor do Departamento de Polícia Metropolitana, delegado Fábio Motta Lopes.