Exclusivo assinantes

Projeto inédito em Santa Maria do Herval valoriza a adolescência

30/07/2019 - 17h47min

Atualizada em 31/07/2019 - 10h13min

Herval – Uma iniciativa inédita no município busca conhecer melhor a realidade e as perspectivas dos adolescentes frente a diferentes assuntos tentando identificar situações que merecem uma atenção maior.

Com a finalidade de trabalhar a valorização da vida, as secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social estão desenvolvendo o projeto “Conversando com Adolescentes”. O trabalho começou em maio e segue até dezembro, com 28 encontros programados em escolas do município, nas redes municipal e estadual.

Prejuízo de vandalismo em colégio de Herval está estimado em R$ 4 mil

A Secretaria de Educação, através da supervisora Rosa Denise Backes, destaca que neste primeiro momento serão contemplados os estudantes dos 6º ao 9º ano, mas a proposta é ampliar os trabalhos. “Estamos preocupados em identificar os pontos e a partir daí trabalhar cada caso. Este é um trabalho que cria um envolvimento e confiança entre professores e estudantes”, afirma Rosa.

Segurança irá responder por tentativa de homicídio em Herval 

O projeto

“Conversando com Adolescente” é um projeto que visa conhecer mais a realidade dos nossos adolescentes, através de conversa, debate e troca de ideias, proporcionando ao adolescente momentos de integração, onde ele também pode compartilhar suas alegrias e angústias. A proposta traz como eixos escola, família, tecnologia, saúde e futuro”, destaca.

Os encontros

A dinâmica de trabalho envolve diversos profissionais, entre eles estão nutricionista, psicólogos, enfermeiros, coordenadores e professores. As instituições de ensino participantes são: Escola Amizade (Bairro Amizade), Escola Maurício Cardoso (Padre Eterno Baixo), Colégio Estadual Conego Afonso Scherer (Centro) e Escola Estadual Dr. Alberto Schweitzer (Boa Vista do Herval). Entre os temas trabalhados estão: Alimentação saudável, busca pela realização dos sonhos, boa relação com os pais, cuidados ao acessar a Internet, higiene pessoal, mudanças no corpo e amizades. Nos últimos encontros serão feitas avaliações dos resultados obtidos durante o ano e apresentado aos familiares dos estudantes. Além disso, haverá um momento de conversa com a administração municipal em cada escola para que os adolescentes possam colocar suas percepções sobre o projeto.

 

Copyright© 2020 - Grupo o Diário