Geral
RS tem redução de 31,8% nos homicídios em outubro
Estado – Segundo dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública, o mês de outubro teve 31,8% a menos de homicídios referente a setembro, e é o menor percentual no mês desde 2007, quando aconteceram 107 mortes por homicídio.
Segundo as informações ainda foram levantados os números menores de: latrocínios (-66,7%), feminicídios (-40%) e roubos de veículo (-15%) também caíram no mês.
Além de retomar a tendência de queda verificada ao longo do ano, o mês de outubro encerrou com a maior redução no número de homicídios nos últimos dois anos. Em todo o Estado, foram registradas 118 vítimas, o que representa 31,8% menos do que as 173 do mesmo mês no ano anterior.
Segundo a SSP, queda percentual maior do que essa só ocorreu em agosto de 2019 (-39%). O total atual é também o menor para outubro desde 2007, quando houve 107 óbitos. Em relação ao pico da série histórica, quando o RS teve 231 pessoas assassinadas no 10º mês do ano, a retração é de quase metade. Os dados integram os indicadores criminais divulgados pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) nesta quinta-feira (11/11).
Segundo declarou o vice-governador, o delegado Ranolfo Vieira Júnior, o resultado é excelente. “Tivemos um resultado excelente em outubro. Com quedas em todos os crimes contra a vida e redução ou estabilidade nos principais crimes contra o patrimônio. É o trabalho dos homens e mulheres das nossas forças de segurança, com nas premissas de integração, inteligência e o investimento qualificado que temos concretizado, mais uma vez, comprovando o acerto do planejamento do Programa RS Seguro”, declarou Ranolfo Vieira Júnior.
A retração nos homicídios aparece também no cenário acumulado desde janeiro, quando comparado com o mesmo período de 2020. A soma de vítimas caiu de 1.550 para 1.298 – 252 a menos ou queda percentual de 16,3% , o menor total desde 2006.
Foto: Divulgação SSP