Geral

Subcomissão tentará encontrar alternativa à proibição da venda de bebidas alcoólicas em estádios

13/03/2019 - 09h20min

Foi mantido o veto do governador Eduardo Leite (PSDB) ao projeto que liberava a retomada da venda e do consumo de bebidas alcoólicas nos estádios gaúchos. O resultado era esperado, mas o tema não foi encerrado e terá novo capítulo. Em função de ponderações, principalmente de dirigentes de clubes como Grêmio e Inter, mas também do interior do Rio Grande do Sul, e da Federação Gaúcha de Futebol, será criada uma subcomissão na Assembleia.

Segundo o líder do governo, deputado Frederico Antunes (PP), o grupo terá o desafio, de em até 120 dias, tentar encontrar alternativa à proibição total que, com a manutenção do veto, segue em vigência, como está desde 2008. Entre os integrantes da subcomissão, que deve contar com 12 deputados titulares, estarão ainda representantes dos clubes, da Federação Gaúcha, da Brigada Militar, Defensoria Pública e Ministério Público.

As três últimas instituições são contrárias à retomada da venda e do consumo de bebidas no estádios em função da violência. Apesar de serem favoráveis à flexibilização da proibição, principalmente devido à perda de recursos, que estariam na casa dos milhões, dirigentes reconhecem que há necessidade de cautela na busca de plano B para evitar episódios de violência futuros. Entre as possibilidades que serão discutidas estão a responsabilização dos clubes pela contratação de segurança privada para agir internamente e considerar, nas novas regras, diferenciações, como a capacidade de público nos estádios.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário