Geral

Veja quais são as opções de voto para a Presidência da República de 2018

05/10/2018 - 09h30min

Atualizada em 05/10/2018 - 16h33min

Alvaro Dias (Podemos) 19

Podemos tem como candidato a presidência Alvaro Dias. Senador eleito com 77% dos votos do Paraná na última eleição, ele enfatizou o combate à corrupção durante discurso no evento. O vice na chapa é Paulo Rabello de Castro (PSC). O ex-presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Além do PSC, Dias conta com o apoio do PRP e do PTC.

 

Cabo Daciolo (Patriota) 51 

O Patriota, antigo Partido Ecológico Nacional, tem o deputado federal Cabo Daciolo como candidato a presidente da República. A pedagoga Suelene Balduino Nascimento, também filiada ao partido, é a vice da chapa.
Daciolo foi eleito para a Câmara dos Deputados pelo PSOL, mas acabou expulso do partido em 2015, sob acusação de descumprir ordens da liderança da sigla. Em 2011, ele ganhou notoriedade ao liderar uma greve de bombeiros no Rio de Janeiro.

Ciro Gomes (PDT)  12

O PDT tem Ciro Gomes como candidato a presidente da República como vice na chapa é a senadora Katia Abreu, também do PDT.
Candidato a presidente em 1998 e 2002, esta será a terceira vez que Ciro Gomes tentará chegar ao Palácio do Planalto.  Ex-ministro da Fazenda e da Integração Nacional, ele já foi governador do Ceará, prefeito de Fortaleza, deputado federal e deputado estadual (CE). Atualmente, Ciro está em seu sétimo partido.

 

Fernando Haddad (PT)  13

Fernando Haddad foi oficializado como candidato a presidente pelo PT no dia 11 de setembro, data limite fixada para que o partido substituísse seu cabeça de chapa após decisão que barrou a candidatura de Luiz Inácio Lula da Silva, condenado e preso pela Lava Jato.

O ex-prefeito de São Paulo, derrotado no primeiro turno na tentativa de se reeleger nas eleições municipais de 2016, terá a deputada estadual gaúcha Manuela D´Ávila (PCdoB) como candidata a vice na corrida presidencial.

Geraldo Alckmin (PSDB)  45

O PSDB oficializou Geraldo Alckmin como candidato à Presidência da República. Tem coligação – com PP, DEM, PR, Solidariedade, PRB, PSD, PTB e PPS – e o nome da senadora gaúcha Ana Amélia (PP) como candidata a vice.

Esta é a segunda vez que o ex-governador de São Paulo concorre ao Palácio do Planalto. Candidato pelo PSDB em 2006, Alckmin foi derrotado no segundo turno daquela eleição pelo ex-presidente Lula.

Guilherme Boulos (PSOL)  50

O PSOL oficializou Guilherme Boulos como candidato a presidente da República e líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST). A líder indígena Sônia Guajajara (PSOL) foi oficializada como vice da chapa que fará coligação com o PCB.

 

 

Henrique Meirelles (MDB)  15

O MDB oficializou a candidatura do ex-ministro da Fazenda Henrique Meirelles à Presidência da República.

O vice na chapa é Germano Rigotto, também do MDB. Segundo Meirelles, o ex-governador do Rio Grande do Sul foi uma “escolha pessoal”. O partido fechou aliança apenas com o PHS para as eleições deste ano.

 

 

Jair Bolsonaro (PSL)  17

O PSL definiu por aclamação Jair Bolsonaro como candidato a presidente da República. O vice na chapa é o general Hamilton Martins Mourão, do PRTB. O nome do militar foi confirmado após as recusas do senador Magno Malta (PR) e da advogada Janaina Paschoal.

No sétimo mandato consecutivo como deputado federal e filiado ao nono partido de sua carreira, esta é a primeira vez que o militar da reserva do Exército disputará a Presidência da República.

João Amoêdo (Novo) 30

O empresário João Amoêdo foi oficializado pelo Partido Novo como candidato à Presidência. Amoêdo já teve passagens pelo Unibanco e Itaú-BBA.
O candidato a vice na chapa é o professor universitário Christian Lohbauer, também do Partido Novo.

 

João Goulart Filho (PPL)  54

O PPL escolheu João Goulart Filho como um dos concorrentes ao Planalto. Filho do ex-presidente João Goulart, deposto pela ditadura militar em 1964, esta é a primeira vez que ele concorre ao cargo.

O candidato a vice na chapa é Léo Alves (PPL), professor da Universidade Católica de Brasília.

 

 

José Maria Eymael (DC)  27

O partido Democracia Cristã (DC) oficializou, em convenção realizada no dia 28 de julho, a candidatura de José Maria Eymaelpara a Presidência. Conhecido pelo jingle “ei, ei, Eymael, um democrata cristão”, esta é a quinta vez que o ex-deputado federal concorre ao Palácio  do Planalto. O vice na chapa este ano é o pastor Helvio Costa (DC).

 

 

Marina Silva (Rede)  18

Marina Silva foi oficializada como candidata a presidente da República pela Rede. Fundadora do partido, ela foi aprovada por aclamação para concorrer ao Palácio do Planalto.

A ex-senadora e ex-ministra do Meio Ambiente já nas concorreu eleições de 2014 e 2010, quando foi candidata por PSB e PV, Marina ficou em terceiro lugar nas corridas presidenciais ao receber cerca de 20 milhões de votos em cada pleito. O vice na chapa é Eduardo Jorge, do PV. Ex-deputado federal, ele também foi candidato à Presidência em 2014.

Vera Lúcia (PSTU)  16

O PSTU oficializou a candidatura da operária sapateira Vera Lúcia para a Presidência da República. O professor e ativista Hertz Dias (PSTU) foi escolhido como vice da chapa. O partido não fez nenhuma coligação.

Formada em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Sergipe, Vera Lúcia foi candidata à Prefeitura de Aracaju em 2012. Nas eleições 2018, a sapateira quebra a hegemonia do dirigente Zé Maria – candidato a presidente nas últimas quatro eleições – como postulante do PSTU na corrida ao Planalto.

Confira as opções de voto para o Senado e o Governo do RS de 2018:

Veja quais são as opções de voto para o Governo do Estado

Veja os números dos candidatos a senador pelo RS

Copyright© 2020 - Grupo o Diário