Notícias
Hortêncio: chuva traz alívio para a citricultura, que teve queda de produção
São José do Hortêncio – A semana foi de bonança na agricultura municipal. Fortemente castigada entre dezembro e janeiro, em razão de um dos períodos de seca mais rígidos da história, a região foi beneficiada nos últimos dias com cerca de 100 milímetros de chuva. Além das folhosas e especialmente do milho, outra cultura que teve forte reflexo negativo com a estiagem foi a citricultura.
Anualmente o município produz mais de 10 mil toneladas de frutas. Somente no ano passado, foram colhidos 11.124 toneladas de laranja, limões e bergamotas. No entanto, entre dezembro e janeiro, o pior período da estiagem, os produtores estimam que 20% dos frutos foi perdido.
A chuva, portanto, veio em boa hora. É o que considera o secretário da Agricultura, Breno Kafer. “No início do ano tivemos a combinação de dois fatores prejudiciais: calor excessivo e falta d´água. Com isso, o pé vai descarregando. Esta chuva foi abençoada”, comentou.
Já para o chefe do escritório da Emater municipal, Hector Santiago Eder, acredita que a maior percepção de queda na produção está ligada à produção de limões. “A laranja que estava no pé durante o período da estiagem se perdeu, porém a situação não foi crítica por se tratar de um período de entressafra”, avaliou. Sobre o limão, Hortêncio conta com 30 hectares de produção, que geraram no ano passado 540 toneladas da fruta.