Notícias
Ivoti: Prefeitura nega mutirão para regularizar biometria de eleitores
Ivoti – Após solicitação da Câmara de Vereadores no final do passado, o Cartório Eleitoral de Estância Velha encaminhou um ofício à Prefeitura de Ivoti pedindo apoio do Poder Público em um mutirão para cadastramento biométrico no município. Entretanto, a resposta que obteve do Executivo foi uma negativa à ação.
De acordo com Datiana Custódio, chefe de Cartório de Estância Velha, o motivo apontado foi a proximidade entre os dois municípios. “Eu não sei se vai onerar muito o custo solicitado com transporte, mas nos pegou de surpresa esta decisão. Até porque a própria Câmara que nos solicitou”, destacou.
A resposta dada pela Prefeitura foi encaminhada aos vereadores pelo Cartório, com o fim de esclarecer o por quê não será realizado o mutirão no município. Ao todo, conforme dados repassados pelo Cartório Eleitoral, são 1.740 moradores de Ivoti que estão com seu título de eleitor irregular.
Com isto, aqueles que ainda precisam colocar sua situação em dia devem se dirigir até Estância Velha para fazer o cadastramento. “Estas pessoas têm de fazer a biometria até o final de abril para votarem nas eleições deste ano”, comentou Datiana.
Exigências
Entre os favores pedidos à Prefeitura, segundo a chefe de cartório, estava uma sala com três mesas e três cadeiras, além de transporte de servidores e equipamentos, e ainda um funcionário do município para auxiliar no acesso à internet. A previsão era de que fossem 40 atendimentos por dia de mutirão, que deveria durar uma semana. A última ação realizada em Ivoti foi em 2017, na Biblioteca Municipal, quando houve o aporte do Poder Público.
Troca de e-mails confirma negativa: