Esporte

Jogador do São Paulo iniciou carreira no Nova Petrópolis

15/12/2020 - 11h49min

Diego comemorando gol contra o Ceará (Créd.: Miguel Schincariol/SPFC)

Nova Petrópolis – Tornar-se um jogador profissional de futebol e alcançar uma equipe de elite nacional é algo para poucos. Mas o feito foi alcançado por Diego Costa, natural de Campo Grande/MS, zagueiro de 21 anos, titular do São Paulo e líder do Campeonato Brasileiro. O atleta que vem se destacando pela equipe paulista, e já marcou até gol na Libertadores, deu seus primeiros passos como jogador de futebol na Associação Esporte Clube Nova Petrópolis.

Tudo começou por volta de 2013, quando o empresário Leonel Soares, de Porto Alegre, em parceria com outro empresário da Bahia, juntaram atletas de todo o país em um projeto chamado Clube e Centro de Formação de Atletas Sarandi (Cefasa). A primeira tentativa do projeto foi levar os garotos para Jabotical, em São Paulo. Porém, ao chegarem lá, descobriram que haviam caído num golpe de um falso vice-presidente do Jaboticabal Atlético.

Leonel (esq) com Diego Costa e Nicondo, em 2019 (Créd.: Divulgação)

Em entrevista recente para o UOL, Diego diz que passou até fome em Nova Petrópolis, no entanto Soares conta que esse período aconteceu no interior paulista, por conta do golpe sofrido. “Antes de irmos para Nova Petrópolis, fomos para São Paulo, onde tomamos um golpe em Jaboticabal e passamos por muitas dificuldades”, conta o empresário. Depois disso, o Cefasa conseguiu uma parceria com o AEC Nova Petrópolis e os garotos vieram para a Serra.

Aqui, Diego dividia um sobrado com cerca de 40 pessoas, entre atletas e comissão técnica. Foram quase dois anos no município. Neste tempo, eles disputaram um torneio internacional em Marília, em São Paulo, onde saíram campeões da categoria. “Deste grupo, muitos atletas conseguiram seguir carreira. Tem o Thiago Tomas no Cruzeiro, tem um garoto que está jogando na Itália, o Régis, goleiro do Igrejinha, Bruno Nunes que passou pelo Juventude e estava no Paraná, entre outros”, afirma Soares.

Local onde Diego começou a carreira (Créd.: Dário Gonçalves)

Sequência na carreira

Depois do período no município, por diversos fatores o projeto foi desfeito, mas Leonel conseguiu com que Diego Costa fosse jogar em São Paulo. Inicialmente, o atleta foi para o Grêmio Prudente, onde se tornou o jogador mais jovem a jogar a Copa São Paulo de Futebol Júnior, aos 15 anos, chegando a marcar um gol contra o Corinthians. A atuação contra o gigante paulista chamou a atenção do São Paulo, onde segue até hoje.

Pela base do São Paulo, conquistou em 2018 o Campeonato Brasileiro de Aspirantes, a Copa do Brasil e a Supercopa do Brasil Sub-20. No ano seguinte, foi campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Também em 2019, fez seu primeiro jogo como profissional, mas foi a única partida no ano.

Já em 2020, veio a afirmação e o sucesso. Até o momento, são 27 partidas e dois gols marcados, um contra o Ceará pelo Brasileirão e outro contra o River Plate, na Argentina, pela Libertadores. Além da liderança no Campeonato Brasileiro, o São Paulo também está na semifinal da Copa do Brasil e enfrentará o Grêmio.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário